Rio Bonito deve aderir ao Programa de serviço voluntário nos municípios

O prefeito Leandro Peixe e o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômica, Teilor Cerqueira, participaram da apresentação do Programa de Serviço Voluntário nos Municípios, realizado no Palácio Guanabara nesta sexta-feira (18), a convite do Governador Claudio Castro, que contou com a presença do Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, entre outras autoridades. O programa, realizado em parceria com os municípios para ajudar trabalhadores desempregados a adquirirem experiência profissional, com a ajuda de cursos de qualificação, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho, causados pela pandemia da Covid-19.

O Programa de Serviço Voluntário irá oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados de adquirirem experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação, priorizando os jovens entre 18 e 29 anos, além dos trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. O objetivo é aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda, através da bolsa qualificação (que deve observar o valor do salário-mínimo hora) e transporte (obrigatório), assegurando que o outro turno seja para a realização de curso de qualificação. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

Oferta de cursos – O município que aderir ao novo programa vai assegurar aos beneficiários a oferta de cursos de formação ou de qualificação profissional, com carga horária mínima de 12 horas para cada 30 dias de permanência, e carga horária máxima de 100 horas anuais. Os cursos serão oferecidos pelo Sistema S (como Senac, Senai e Sebrae), com prioridade para qualificação nas atividades econômicas mais importantes do município. Este também poderá oferecer outros tipos de cursos, em convênios com instituições de formação profissional.