Projeto da Secretaria de Esporte e Lazer transforma a vida de jovens do município

O Núcleo de Parque Andrea do Projeto “Esporte Para Todos”, implementado no município pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, está em festa. A razão é a integração de cinco de seus alunos aos elencos das categorias de base do futebol do Vasco da Gama. Jean Marcos Mota (10), Jeferson dos Santos (13), Matheus Silva (12), Kauan Luiz Vieira (10) e Luan Carlos Lima (12) foram aprovados na peneira realizada pelo clube, no Motorista Futebol Clube, entre os dias 7 e 10 de Setembro, e, após passarem por um período de avaliação, já treinam com suas respectivas equipes.

Para o treinador do núcleo, Luís Gonzaga, que é auxiliar do coordenador geral do projeto, o professor de Educação Física, Carlos Moura, a ida de seus atletas para um clube de expressão nacional é motivo de orgulho para ele e toda a comunidade do bairro, que fica em Boa Esperança, segundo distrito do município.

– O sorriso nos rostos deles é a maior recompensa que eu poderia receber pelo trabalho desenvolvido ao longo desses quase três anos que estou à frente do grupo, e só me motiva, cada dia mais, a continuar. É o futuro deles que está em jogo, por isso me sinto orgulhoso – vibrou.

Ainda segundo Gonzaga, que trabalha com o futebol há aproximadamente 10 anos, valores importantes, como a disciplina e o senso de coletividade também são passados aos alunos durante os treinos.

– O comportamento deles na rua é um pré-requisito importantíssimo para participarem das aulas, e eles tem total consciência disso. Conversamos sempre sobre os riscos do uso de drogas, suas notas na escola e eventuais confusões que possam se envolver, para fazer deles não somente atletas, mas pessoas melhores. E, de acordo com seus pais, essa atitude tem surtido efeitos, o que torna ainda mais gratificante o trabalho desenvolvido por toda a equipe da secretaria – destacou o treinador.

Auxiliar de creche e mãe de Rafael, de 10 anos, que há dois anos participa das atividades do núcleo, Valquíria Mota, também moradora do bairro, afirmou que o projeto só trouxe benefícios à localidade.

– Meu filho adora os treinos, assim como todas as crianças do bairro. Uma iniciativa como esta ajuda a manter a cabeça delas ocupadas, no período em que não estão na escola. É notória, para todos os moradores, a mudança de comportamento de muitos jovens que freqüentam as aulas oferecidas pelo núcleo – acrescentou.

Em Parque Andrea, o projeto também conta com aulas de futsal. Ao todo, mais de 100 alunos se dividem entre as categorias sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17, durante os treinos das duas modalidades, realizados de segunda a sexta-feira, no ginásio e no campo do bairro. As equipes formadas têm participado de jogos contra times locais e de outros municípios, e, até o momento, os resultados são positivos.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Ronaldo Oliveira, a atual gestão aumentou em mais de 100% a quantidade de núcleos do projeto, no município, que hoje somam 22, e beneficiam aproximadamente 2000 pessoas. Além do futebol e do futsal, também são oferecidas aulas de handebol, voleibol, taekwondo e bedminton.

– Até o final do ano, iremos inaugurar mais quatro núcleos. Três provavelmente terão como sede o Motorista, onde serão desenvolvidas as modalidades de futebol, bedminton e handebol. O outro deve ser instalado no condomínio industrial, na área cedida à rede de supermercados Tinoco. Com os sete núcleos do Programa “Segundo Tempo”, do Ministério do Esporte, inaugurados em Abril, que atendem a1050 alunos da rede municipal de ensino, no período do contraturno escolar, Rio Bonito contará, até fim deste ano, com 33 núcleos esportivos – ressaltou.

O secretário também fez questão de destacar a satisfação de sua equipe diante do alto número de pessoas que aderiram ao projeto.

– O esporte transforma a realidade das pessoas com uma velocidade muito grande. Saber que nosso trabalho proporciona não só mais qualidade de vida a esses jovens, mas também a possibilidade de construírem um futuro no esporte é algo muito valioso – frisou.

Por Rodrigo Stutz