Programa Planejamento Familiar promove ação em adesão ao Novembro Azul

Na última terça-feira (03), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no Centro do Coração, uma palestra sobre os métodos contraceptivos, como laqueadura e vasectomia. Realizada pela equipe do Programa Planejamento Familiar, a ação também faz parte da campanha “Novembro Azul”, cujo objetivo principal é conscientização da população masculina sobre a prevenção e os perigos do câncer de próstata.

Segundo a assistente social e coordenadora do programa, Patrícia Estrela, existe uma lei do Planejamento Familiar, criada em 1996, em que o Governo Federal autoriza a Vasectomia e Laqueadura sem nenhum gasto ao usuário através do SUS. Porém, a lei permite estes métodos cirúrgicos apenas para os usuários acima de 25 anos, sendo homem ou mulher, e que possuem mais de dois filhos. O uso de outros métodos, como o diafragma, DIU (Dispositivo Intrauteriano), preservativos e anticoncepcionais também foram abordados.

– É importante orientar os homens quanto aos seus direitos, inclusive ao acesso à área de saúde, já que muitos deles desconhecem os benefícios que a rede pública tem a lhes oferecer. E se estiverem interessados no procedimento cirúrgico, estando no perfil acima de 25 anos e com dois filhos, eles podem procurar o programa” – afirmou.

Todas as quartas-feiras do mês, a equipe do programa realiza, no Ambulatório Loyola, na Mangueirinha, palestras direcionadas a homens e mulheres que queiram fazer uso de algum método contraceptivo.

Os postos de saúde também disponibilizam de preservativos gratuitamente. Previnam-se!