Município comemora Dia Nacional do Surdo

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, na última segunda-feira (5), no Colégio Municipal Maurício Kopke, no Centro, o Cenas Surdas. O evento, que foi direcionado aos surdos, seus amigos e familiares, reuniu espetáculos teatrais, apresentações musicais, de paródias e poesias, todos traduzidos em Libras.

Com o apoio dos alunos do curso de Conversação e Formação em LIBRAS – Aprimorando saberes, dos níveis II, III, IV, também foram disponibilizados stands de enfermagem, protética, informativos, origami, nutrição, artes, entre outros, que levaram aos deficientes auditivos informações que eles não conseguem com tanta facilidade no dia a dia. O evento foi idealizado e produzido pela equipe dos Cursos de Educação Especial, com o apoio dos alunos.

Para o secretário de Educação, Flávio Gomes, o Cenas Surdas foi uma maneira que o poder público encontrou para homenagear as pessoas surdas e valorizar o conhecimento da Libras.

– Ao refletirmos sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas, percebemos o quanto esta linguagem é necessária para garantir a preservação da identidade surda, assim como para a valorização e o reconhecimento de sua cultura, por tanto tempo ofuscada pela cultura ouvinte – acrescentou.