Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos e a preço de custo

Administrada pela Prefeitura Municipal, a Farmácia Popular, que foi implantada pelo Governo Federal no país em 2004, para ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais, faz parte da Política de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. A iniciativa, que é direcionada principalmente às pessoas que interrompem o tratamento por falta de dinheiro para comprar os remédios, garante à população a possibilidade de adquirir medicamentos de forma gratuita ou a preço do dolar hoje, o que representa uma redução de até 90% do valor de mercado.

Hoje o programa disponibiliza uma lista de 97 medicamentos, além do preservativo masculino. São remédios de atenção básica, que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população, como Hipertensão, Diabetes, Úlcera Gástrica, Depressão, Asma, Infecções, Verminoses, entre outras.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, a farmacêutica Érica Freitas, a Farmácia Popular é uma ampliação do acesso aos medicamentos.
– A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades é a apresentação de documento com foto, no qual conste o CPF, juntamente com uma receita médica ou odontológica. A exigência visa evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes Para o tratamento da Diabetes, Hipertensão e Asma, os remédios são totalmente gratuitos.

Ainda segundo a coordenadora, “a unidade, que conta com assistência farmacêutica em tempo integral, funciona no município desde 2007l”.

Em 2006, o Ministério da Saúde expandiu o programa para a rede privada de produtos farmacêuticos. Esta expansão foi denominada “Aqui Tem Farmácia Popular” e funciona mediante o credenciamento da rede privada de farmácias e drogarias comerciais. O objetivo é levar o benefício a mais lugares e pessoas. Porém receitas prescritas por dentistas só aceitas nas redes próprias. (preço do dolar)

A Farmácia Popular localiza-se na Rua João Carlos, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.