Campanha Outubro Rosa tem início no município

Na última terça-feira (6), teve início no município, no salão nobre do Esporte Clube Fluminense, no Centro, a campanha Outubro Rosa, movimento internacional de incentivo à prevenção e combate ao câncer de mama, que pelo terceiro ano consecutivo conta com a participação da Prefeitura Municipal.

O evento, destinado às mulheres acima dos 40 anos, foi marcado pelas palestras do médico mastologista do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Júnior, Luís Augusto Santana e da psicóloga Kely Rodrigues, diretora científica do Grupo de Estudos e Saúde Feminina do Rio de Janeiro (GESF).

– O câncer de mama é a segunda patologia oncológica feminina, só perde para o câncer de pele em termo de incidência. A previsão do Inca para 2016 é de 60 mil casos no Brasil, enquanto nos Estados Unidos é de 230 mil, ou seja, já se tornou uma epidemia. Infelizmente esta doença pode levar o paciente à morte, por isso temos que combatê-la de todas as formas possíveis – explicou o mastologista.

Segundo o médico, embora a incidência da doença seja menor em mulheres que possuem hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas e que não fumam e não bebem, a mamografia seriada é altamente necessária para todos os casos.

– Muitas vezes, o autoexame não é suficiente para detectar alguma alteração na mama. Por isso, afirmo que a mamografia realizada uma vez por ano é a melhor maneira de se realizar um diagnóstico e prognóstico da doença de forma precisa. Descoberta no início, as chances do tratamento ser eficaz são bem maiores – concluiu.

Também presente no evento, a prefeita Solange Almeida fez questão de ressaltar a importância do Outubro Rosa para a conscientização mundial a respeito dos riscos do câncer de mama e parabenizar o trabalho desenvolvido por toda a equipe da Secretaria de Saúde para a promoção da campanha no município.

– Nós mulheres temos que nos prevenir. Uma vida saudável, o bom humor e a fé são essenciais para evitar, não só, o câncer, mas qualquer doença. Hoje o município conta com um excelente profissional na área da mastologia, que é o doutor Luís Augusto, o que é motivo de orgulho para todos nós. Por isso, não deixem de fazer o exame clínico, pois embora o número de mortes por este tipo de câncer seja alto, com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam – frisou.

Iniciada em 1997, nos Estados Unidos, a ação, que ganhou o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença e tem como símbolo um laço rosa, também se faz presente no município com a intensificação das atividades relacionadas à saúde da mulher em todas as unidades de saúde, que acontecerá durante todo o mês de outubro.