Tomógrafo Móvel do Governo do Estado fica em Rio Bonito até o dia 28 de fevereiro

 

ais de 700 exames gratuitos serão realizados nos moradores de cinco cidades da região. O serviço está sendo disponibilizado de segunda a sábado.

Os moradores de Rio Bonito, assim como de outros municípios do entorno – Tanguá, São Gonçalo, Silva Jardim e Itaboraí – poderão realizar tomografias entre os dias 18 e 28 de fevereiro através do serviço de Tomógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O equipamento, que está funcionando desde a última segunda-feira (18/02) na Avenida Nilo Peçanha – esquina com a Rua Getúlio Vargas – de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 15h, também está recebendo pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e encaminhamento de médicos particulares. A estimativa é que sejam realizados cerca de 70 exames por dia.

Para o agendamento, as secretarias municipais de Saúde ficam responsáveis pelo recebimento prévio da solicitação médica, encaminham a demanda à SES e informam ao paciente sobre o dia, horário, local e a preparação necessária para a realização do procedimento. Esse procedimento também deve ser seguido por pacientes  com encaminhamento de médicos de clinicas ou hospitais particulares.

“O exame de tomografia é feito mediante encaminhamento médico. O agendamento é feito pelo setor de Marcação de Exames da Secretaria de Saúde, que repassa o nome dos pacientes à Coordenação da Unidade Móvel. Além disso, quem possui telefone celular recebe um alerta sobre a marcação cerca de 48 horas antes do exame”, esclarece o Coordenador das Unidades Móveis de Imagem, Jorge Ataualpa Lima.

Estrutura e conforto – A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada foi criada para facilitar o acesso para a realização deste tipo de exame na rede pública. O equipamento, instalado em um container climatizado para a recepção e acolhimento dos pacientes, funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Agilidade no diagnóstico – O tomógrafo móvel é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. Os resultados são enviados ao município de origem do paciente após um período de 10 a 15 dias úteis, para que então possam encaminhar ao seu médico.

Acesso ampliado – Criado em 2009 pela SES, a Unidade Móvel de Tomografia é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios, levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. São dois equipamentos que já beneficiaram mais de 66 mil pacientes no estado, realizando cerca de 88 mil exames. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde também dispõe de serviços móveis de Ressonância Magnética, Mamografia e Ultrassonografia, totalizando mais de 25 mil atendimentos e a produção de 30 mil exames. (Fonte Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Estado do Rio)

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

MENU

NOTÍCIAS

BUSCA