Semana do Microempreendedor Individual impulsiona abertura de novos negócios

59

O Programa do Sebrae foi desenvolvido para orientar os microempreendedores a planejar seu negócio e a desenvolver suas características como empreendedor.

Abrir seu próprio negócio ou simplesmente aumentar as taxas de lucros da sua empresa. Esses são alguns dos objetivos da Semana do Empreendedor Individual, que acontece entre os dias 13 e 17 de abril, na Casa do Educador (Rua Martins de Almeida, 351, ao lado do SAMU), numa parceria entre prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae-RJ. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Sala do Empreendedor, que funciona no prédio da prefeitura, no Centro. O Programa SEI do SEBRAE foi desenvolvido para orientar os microempreendedores a planejar e a desenvolver suas características como empreendedor. Durante o evento serão realizadas oficinas com objetivo de ajudar a melhorar os resultados, contornar problemas e a traçar o caminho para o sucesso dos negócios.

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) – A pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário é considerado microempreendedor individual. Para se enquadrar nessa categoria é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

“É muito importante a participação do microempreendedores de Rio Bonito que querem colocar o seu negócio na direção do sucesso. Além disso, o SEBRAE estará durante o evento oferecendo soluções personalizadas para cada negócio, através do diagnóstico empresarial para sua empresa”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Moreira Silva.