Secretaria de Educação vai aplicar Teste de Aceitabilidade da merenda escolar

Os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e a Nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da secretaria de Educação, se reuniram nessa sexta-feira (5) para fazer o sorteio das preparações e escolha das escolas que serão realizados os testes de aceitabilidade. Objetivo é avaliar junto aos alunos qual a impressão sobre o cardápio da merenda escolar. O teste de aceitabilidade são procedimentos metodológicos cientificamente reconhecidos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A alimentação saudável, balanceada e nutritiva é um direito de todos, mas devido às necessidades sócio econômicas da população em geral isso nem sempre é possível. Para isso, o ambiente escolar se torna propício para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, pois melhora o nível educacional e reduz transtornos de aprendizado causados por deficiências nutricionais, tais como anemia e desnutrição.

“Medir a aceitação do cardápio escolar é muito importante, pois são os alunos que precisam nos indicar os ajustes necessários do cardápio, que dependendo do resultado a preparação pode ser retirada do cardápio ou modificada, com substituição de itens”, explica a nutricionista  e responsável técnica do PNAE, Gabriela Sá.

Qualidade do Serviço – O teste de aceitabilidade deve ser aplicado sempre que introduzir no cardápio alimento novo ou  quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.

“A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados”, garante a nutricionista.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

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