Servidores da Obra participam do Programa Saúde do Homem

34

Os funcionários da secretaria de Obras da prefeitura de Rio Bonito participaram na manhã dessa sexta-feira (24) de uma palestra de conscientização e combate ao câncer de próstata, evento alusivo ao Novembro Azul, mês voltado para a saúde do homem. Além disso, alguns servidores foram vacinados contra febre amarela,  gripe (influenza) e receberam várias guias para a realização de exame.  O trabalho, realizado nas dependências da secretaria de Obras, foi conduzido pelos profissionais de saúde da Clínica da Família.

Um dos principais fatores de incidência da doença, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre os próprios servidores.

“Todos os homens que participam das ações elaboradas pelo Programa Saúde do Homem durante o mês de novembro, já sai com o agendamento marcado no Laboratório Municipal Loyola para fazer o PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata”, afirma o secretário de Saúde, Matheus Netto.

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre o sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. É recomendado que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para discutir a prática e a realização da avaliação.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu