Curso de capacitação sobre a Rede Cegonha reúne agentes comunitários

31

Com o objetivo de assegurar e expandir cuidados integrais à saúde da mulher e da criança, agentes comunitários de saúde participam nesta terça-feira (28) e quinta-feira (30), de uma capacitação sobre a Rede Cegonha no auditório da Casa do Educador, na Mangueirinha, das 8h às 14 horas. As palestras, ministradas pela enfermeira da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano, Maria Odília Conceição da Silva, abordaram assuntos ligados as atribuições dos agentes, como captação precoce de gestantes, importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação, entre outros.

O objetivo é intensificar a vigilância, trocar experiências, discutir as causas, circunstâncias e definir ações de atenção à saúde materna e infantil no município. A Rede Cegonha tem a proposta de estabelecer uma rede de cuidados que assegure à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o puerpério.

Segundo a Coordenadora da Rede Cegonha em Rio Bonito, Simone Gomes Pereira, o programa prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento de cada fase da gestação.

“Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. A atenção à mulher na gravidez e no pós-parto deve incluir ações de prevenção e promoção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período”, afirma a coordenadora do programa.

Rede Cegonha – Todas as ações de promoção do aleitamento materno em Rio Bonito, vem sendo desenvolvidas em parceria com Rede Cegonha, a fim de ampliar a rede de apoio à mulher que amamenta e o seu bebê. Segundo dados da equipe secretaria de Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementar até os dois anos, reduz o risco de doenças comuns na infância e, consequentemente, a mortalidade infantil. Rio Bonito vem trabalhando em consonância com a política nacional de incentivo ao aleitamento materno para disseminar a ideia de todos juntos pela amamentação.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu