Curso de Aprimoramento em sala de amamentação reúne profissionais da saúde

14

O Hospital Regional Darci Vargas (HRDV) sediou o curso de aprimoramento em sala de amamentação, ministrado pela equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP. O evento reuniu um grupo diversificado de mais de 50 profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e fisioterapia e foi um convite da coordenação da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano de Rio Bonito, que ofereceu um dia de aprendizagem e reflexão sobre a amamentação.

O curso, realizado na segunda-feira (13), abordou vários temas ligados a amamentação, como “Aleitamento Materno – Manejo Clínico”, ministrado pela professora do curso de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Beatriz Peres Silva; Sala de Amamentação e Política de Aleitamento Materno, ministrado pela enfermeira Rosângela de Mattos Pereira, e “Leite Humano – Característica e Armazenamento”, com a nutricionista Fernanda de Oliveira Lopes, Consultora Internacional da Rede Global de Banco de Leite Humano.

Rede Cegonha – Todas as ações de promoção do aleitamento materno vem sendo desenvolvidas em parceria com Rede Cegonha, a fim de ampliar no município a rede de apoio à mulher que amamenta e o seu bebê. Segundo dados da equipe secretaria de Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementar até os dois anos, reduz o risco de doenças comuns na infância e, consequentemente, a mortalidade infantil. Rio Bonito vem trabalhando em consonância com a política nacional de incentivo ao aleitamento materno para disseminar a ideia de todos juntos pela amamentação.

Estiveram presentes ao curso a equipe da Sala de Amamentação, representantes das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Centro de Reabilitação Municipal, do Ambulatório Municipal Loyola, do Hospital Regional Darcy Vargas, da Rede Cegonha, além equipe do Posto de Coleta de Leite Humano do município de Maricá e de alunos do Centro de Formação Técnica em Saúde (Cefts).

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu