Caminhada marca inicio da campanha contra o câncer de mama

33

Prefeitura de Rio Bonito, como acontece todos os anos, aderiu à campanha “Outubro Rosa” de conscientização e combate ao câncer de mama que está sendo realizada em todo o mundo. Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce da doença, uma das principais causas de mortes entre as mulheres. No próximo dia 10, por exemplo, acontece uma caminhada para reforçar a campanha Outubro Rosa no município.

Durante o trajeto serão distribuídos panfletos educativos sobre a campanha de prevenção ao câncer de mama. A concentração será no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, a partir das 8 horas. Depois o grupo seguirá em direção a Praça Fonseca Portela, no Centro, onde acontecerá um aulão de zumba e atividades aeróbicas. Também será montado um stand de beleza e nutrição, onde também serão oferecidas orientações sobre o diagnóstico precoce da doença.

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde do município realizarão diversas ações de orientação, reforçando entre as mulheres a importância do autoexame e do acompanhamento periódico das pacientes na realização de exames de mamografia, de acordo com as indicações médicas.

A Doença – O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. O Brasil, no ano passado, registrou mais de 50 mil casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.