Rio Bonito se destaca nas ações do Programa Primeira Infância

Rio Bonito está entre as cinco cidades de destaque no Estado do Rio de Janeiro no direcionamento das ações do Programa Primeira Infância. A notícia foi divulgada pela Coordenadora Estadual do Programa, Claudia Soares, durante reunião com a secretária de Promoção Social, Lilian Antunes, e a equipe que coordena o programa no município, na quinta-feira (13). O Primeira Infância, desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares voltadas para o fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencialização da capacidade protetiva das famílias.

Essa semana o município recebeu a visita da integrante do Ministério do Desenvolvimento Social e pesquisadora da UNESCO, Camila Santos, que esteve com algumas famílias assistidas pelo programa e fez uma pesquisa sobre o funcionamento do programa em Rio Bonito, que está entre os cinco municípios em destaque pelas ações referentes ao Programa da Primeira Infância. Referente a isso, foi a primeira cidade a ser visitada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, onde a pesquisa vai servir também de orientações a outros municípios.

O programa, realizado pelas equipes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), é voltado especificamente para as crianças de 0 a 6 anos, para que elas tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável. Atualmente 210 famílias são atendidas pelo programa no município.

Capacitação da Equipe – Em março desse ano, a equipe da Secretaria de Promoção Social participou da capacitação, à nível estadual, para atuar no desenvolvimento do Programa. Durante a capacitação, foram apresentadas a metodologia do programa, que trabalha com técnicas de interação desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde. Além disso, entre os dias 15 e 16 de março, a prefeitura também realizou o processo seletivo para contratar os profissionais que atuam no Programa Primeira Infância.

Os profissionais que fazem visitas domiciliares (visitadores) foram capacitados em diversas áreas: Saúde, educação, serviço social, psicologia, direitos humanos, cultura, entre outros, garantindo com isso o melhoramento do desenvolvimento humano dessas famílias, a longo prazo.

Segundo a secretária Promoção Social, Lilian Antunes, o programa trouxe vários benefícios às famílias que são atendidas.

A Coordenadora Estadual do Programa Primeira Infância, Claudia Soares (Centro), e a equipe da secretaria de Promoção Social de Rio Bonito.

“O Programa Primeira Infância é mais uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças e de melhoria no atendimento às famílias. Esse reconhecimento do Governo do Estado ao trabalho que estamos desenvolvimento mostra o bom desempenho do programa em relação a qualidade de vida que ele vem proporcionando às famílias beneficiadas”, garante a secretária de Promoção Social.