Rio Bonito realiza Conferência de Assistência Social

Com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, a Prefeitura de Rio Bonito e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram a 8ª Conferência Municipal da Assistência Social, nessa segunda-feira (23), na Sala de Convivência na secretaria de Promoção Social, no Centro. O evento reuniu representantes da sociedade civil, dos Centros de Referências e Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Municipal do Idoso, além de profissionais e usuários dos programas da secretaria de Promoção Social, entre outros.

Durante o encontro, a secretária de Promoção Social, Liliam Antunes, apresentou as propostas, à nível municipal, estadual e federal, discutidas e aprovadas durante as três pré-conferências realizadas durante o mês de agosto nos CRAS do Centro, Basílio e Parque Andréa. Entre elas, a implantação de uma equipe multidisciplinar para atendimento dos usuários da rede de ensino para que não haja deslocamento para o centro da cidade, devido ao custo da passagem; políticas públicas voltadas para as mulheres; ativação do Conselho Municipal da Pessoa com  Deficiência; construção de uma base da Polícia Militar; implantação da rede de abastecimento de água, iluminação e preservação ambiental no bairro; construção do CEFET e Delegacia da Mulher.

“É um espaço de aproximação com a população atendida, um momento de escuta, de conferir o que foi realizado nos últimos dois anos e de propor novas ações, além e ser um espaço de fortalecimento da rede local e articulação com as demais políticas públicas”, afirma a secretária de Promoção Social, Lilian Antunes.

As pré-conferências começaram no dia 20 de agosto e debateram temas como a “Assistência Social: Direito do Povo”; o “Financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, além do “SUAS e a participação social”. Esses eventos preparatórios contribuíram para iniciar as discussões a partir das necessidades de cada bairro, facilitando a preparação dos delegados e observadores que participaram da conferência.

“Fizemos uma reunião ampliada para apresentação das propostas elaboradas nas pré-conferências realizadas nos CRAS. Essas propostas que foram debatidas durante esse encontro de hoje serão apresentadas na Conferência Estadual, que acontece em novembro”, explica a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Renata Toledo.

Fotos: Galileu