Rio Bonito reabre Centro Municipal de Equoterapia

O município é um dos pioneiros no Estado na implantação desse tipo de tratamento, que utiliza o cavalo para simular o movimento do quadril, e também como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Reportagem:
Denilson Santos
Fotos: Rogério Rodrigues

A prefeitura de Rio Bonito reabriu na manhã desta sexta-feira (12/4), o Centro Municipal de Equoterapia que estava fechado desde o ano passado. A equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza cavalos no tratamento, funciona no Complexo Agrícola, na localidade de Prainha. O Centro de Equoterapia de Rio Bonito conta com uma equipe multidisciplinar formada por dez profissionais, entre quatro fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, dois equitadores, um guia e uma veterinária, atendendo no momento, 20 crianças. Mas para os interessados ainda há vagas. O tratamento acontece toda segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Segundo a Coordenadora do projeto, a veterinária Renata Brandão, o Centro de Equoterapia, ministrado através de uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Educação e Saúde, utiliza o cavalo para simular o movimento do quadril, e também como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais para as crianças.

“Para utilizar o tratamento, a pessoa deve procurar um médico (neurologista) para fazer uma avaliação, em seguida procurar a nossa equipe multidisciplinar. Após traçar os objetivos para o praticante, como é chamada a pessoa que faz a equoterapia, começa o tratamento”, garante Renata Brandão, que também afirmou que pretende aumentar a equipe multidisciplinar com a inclusão de uma assistente social e uma psicóloga no grupo.

O vice-prefeito Anderson Tinoco disse que a prefeitura pretende ampliar o atendimento que é feito pelo Centro de Equoterapia, que é um dos primeiros que foram implantados no Estado do Rio.

“É uma imensa satisfação da nossa administração dá prosseguimento a esse projeto de grande importância para os moradores do município. Apesar de toda dificuldade no início do governo, viabilizamos toda infraestrutura para funcionamento da equoterapia. Temos muita fé, garra e determinação que iremos fazer um governo justo para todos”, afirma o vice-prefeito.

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais Luci Teixeira (Educação), Rosemary Cerqueira (Bem Estar Social), Ronaldo Oliveira (Esporte e Lazer), Max Belmont (Gestão), Felipe Costa Braga (Planejamento), Anselmo Ximenes (Saúde), Hedilberto Medina (Agricultura), Flávio Fernandes (Obras e Serviços Públicos), o vereador Marquinho da Luanda Car e pais de alunos que estão inscritos no projeto.