Rio Bonito ganhará escola cívico-militar

O prefeito de Rio Bonito, José Luiz Mandiocão encaminhou a mensagem 044/2019 para a Câmara Municipal de Vereadores solicitando autorização para implantação da escola vocacional militar no município. Para que a unidade escolar seja iniciada já em 2020 é preciso que os vereadores aprovem a mensagem com urgência.

A unidade seria implantada no espaço onde hoje funciona o EMES (Espaço Municipal de Ensino Supletivo) que passa por reformas. Com o projeto, o município passaria a contar com o colégio Cívico-Militar em horário integral e atividades diversas para atender inicialmente alunos do primeiro ano do ensino médio.
Se for autorizada pela Câmara, a iniciativa permitirá que os alunos realizem a matrículas ainda este ano e iniciem já no ano letivo de 2020. Este novo projeto foi lançado recentemente pelo governo federal e o modelo cívico-militar é diferente das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas, já que as secretarias estaduais de educação são responsáveis pelos currículos escolares e cabe aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Wanderlúbia Antunes, para implantação da unidade, a Mensagem deve ser aprovada hoje, 3 de outubro.

“Temos um prazo apertado, pois a secretaria estadual de Educação precisa iniciar o processo de matrícula online. Encaminhamos a mensagem em caráter de urgência contando com a parceria dos vereadores no sentido de aprovar a escola que teria parceria do município, mas seria de responsabilidade do governo estadual”, explicou.