Rio Bonito cria programa itinerante para cuidar da saúde do homem

Na semana em que comemoramos o Dia dos Pais, a secretaria de Saúde de Rio Bonito divulgou uma boa notícia para os homens, principalmente para os que estão entre 20 e 59 anos de idade e que, de alguma forma, não conseguem fazer os exames preventivos em dia. Já está em funcionamento o Programa do Homem,  que cria mecanismos para melhorar a assistência a essa população. A meta da prefeitura de Rio Bonito é criar ações que facilitem o acesso do público masculino aos serviços de prevenção à saúde do homem, sobretudo os serviços oferecidos na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida do homem é 7 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.

Para reverter esse quadro, uma equipe multidisciplinar, formada por médicos (urologista e clínicos geral), enfermeiros, biólogo, psicólogo, nutricionista e administrativo, estão percorrendo empresas e espaços públicos realizando consultas e exames gratuitos, como teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, para as pessoas que se encaixam nesse perfil. Além disso, são ministradas palestras sobre DST/Aids, agravos da saúde do homem, alcoolismo, dependência química, tabagismo, diabetes e hipertensão.

Para os homens que estão nessa zona de risco, são agendados uma consulta médica no Centro do Coração, que funciona no bairro Mangueirinha, num horário alternativo (período da noite), evitando prejudicar o andamento das empresas.

“Entendemos que através da parceria do programa com as empresas, tanto privada como públicas, contribui para a redução do número de internações por complicações mais avançadas no município. O nosso objetivo é proporciona uma mudança de paradigma, onde os homens passem a enxergar a saúde de outra forma, percebam a necessidade da prevenção, do cuidado e a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis”, afirma o Coordenador do Programa do Homem, Jandeson Sales.



Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

MENU

NOTÍCIAS

BUSCA