Rio Bonito apresenta diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico

A prefeitura de Rio Bonito realiza nesta sexta-feira (12/7), um Seminário para apresentação do Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que está sendo coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. O evento acontece no Espaço Ceccarelli, no Centro, a partir das 17 horas, e é aberto ao público. Os PMSBs fazem parte do Pacto pelo Saneamento, elaborado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

A SEA vem apoiando a elaboração de cerca de 70 PMSBs. O objetivo dotar os municípios de instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações articuladas, duradouras e eficientes para a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico com qualidade e continuidade, com metas definidas em processo participativo, conforme determinação da Lei Nacional de Saneamento Básico.

Durante a preparação  do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito, foram realizadas várias oficinas de capacitação, com a presença de representantes da Sociedade Civil, do Poder Público e da secretaria de Estado do Ambiente. Essas oficinas serviram para esclarecer questões sobre saneamento, além de fazer um levantamento sobre as demandas e potencialidades do município em relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Segundo a prefeita Solange Almeida, a participação da sociedade civil nesse processo tem sido fundamental, pois trouxe informações importantes para esses estudos, como por exemplo, os bairros que não são abastecidos com água potável e também aqueles que convivem com presença de valas de esgoto a céu aberto.

“As demandas da população somadas aos levantamentos técnicos,  permitem que a equipe da Secretaria de Estado do Ambiente, composta por engenheiros sanitaristas e ambientais, economistas, geógrafos e arquitetos, discutam propostas e metas para que toda a população tenha acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, garante a prefeita.