Saúde na terceira idade é tema de palestra na Semana do Idoso

18

A palestra “Vivendo o Tempo com Saúde e Bem Estar”, ministrada pela médica geriatra Vilma Câmara, no Espaço de Eventos da secretaria de Promoção Social, deu prosseguimento a semana em comemoração ao Dia do Idoso. A programação termina na sexta-feira (6/10) com uma roda de conversa com o médico Arquimedes Lima e a equipe multidisciplinar do Programa Saúde do Idoso, da secretaria de Saúde, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, às 8 horas. Todos os eventos são gratuitos.

Cerca de 60 idosos participaram da palestra. Prevenção de doenças e dicas sobre como se cuidar melhor foram os assuntos que mais chamaram a atenção dos participantes. Além de comemorar a Semana do Idoso, o evento também forneceu informações para população idosa sobre o envelhecimento saudável e suas repercussões no bem-estar físico, emocional e social do indivíduo idoso, contribuindo para a prevenção de doenças ou suas complicações. Enfermeiros da equipe multidisciplinar do Programa Saúde do Idoso, da secretaria de Saúde, aferiram a pressão arterial dos participantes.

A secretaria de Promoção Social, Liliam Antunes, participou do evento e falou da importância de se valorizar as pessoas da terceira idade.

“Hoje fico muito feliz em participar desse encontro e de contribuir para a valorização dos idosos, que merecerem todo o nosso respeito. Hoje temos vários programas e ações que valorizam cada vez mais a terceira idade. Desejo que estejamos sempre unidos nesse sentido”, afirmou a secretária.

Diversas atividades gratuitas voltadas para a terceira idade são realizadas periodicamente pela secretaria de Promoção Social, como caminhadas, aulas de ginástica localizada, alongamento, oficinas de artesanato, oficina de canto e coral, dança circular e bingo. Além disso, os idosos participam de passeios turísticos promovidos em parceria com a secretaria de Turismo, e de festas comemorativas. Atualmente, cerca de 90 idosos participam das atividades.

Ginástica – O projeto tem o objetivo de incentivar a terceira idade a praticar atividades físicas e assim ter uma vida mais saudável e ativa. As ações esportivas e culturais gratuitas acontecem no prédio do antigo Fórum, na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, no Centro. Os interessados devem fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que funciona na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 98 – Centro (Antigo Fórum).

Fotos: Rogério Rodrigues e César Galeão