Promoção Social convoca idosos beneficiários do BPC para recadastramento

186

Neste ano, serão recadastrados os idosos acima de 65 anos. Em 2018 será a vez dos deficientes físicos.

A secretaria de Promoção Social de Rio Bonito está convocando todos os beneficiários do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada), valor pago a idosos e deficientes físicos em situação de pobreza, para serem recadastrados e terem seus benefícios reavaliados. Neste ano, serão recadastrados os idosos (acima de 65 anos) e, em 2018, será a vez dos deficientes de qualquer idade que recebem o benefício. Quem não realizar o recadastramento pode ter o seu benefício suspenso.

Os Beneficiários do BPC/LOAS estão sendo convocados para atualizarem as suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é o cadastro nacional utilizado nos programas sociais como o Bolsa Família. Atualmente o benefício é pago para pessoas maiores de 65 anos que não contribuíram para a Previdência Social e para as pessoas que por motivo de deficiência ou doença, sem a condição de segurados, não podem trabalhar. Os interessados devem procurar a secretaria de Promoção Social, Setor do Bolsa Família, que funciona na Rua Itabaiana de Oliveira, 95 (prédio do antigo Fórum), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e fazer o recadastramento.

Documentos necessários – O idoso interessado em dar entrada no BPC, precisa comprovar renda per capta mensal de toda a família inferior a ¼ do salário mínimo. As pessoas com deficiência deverão passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do Instituto de Seguridade de Social (INSS). Os impedimentos, sejam eles físicos ou mentais, devem ser a longo prazo, ou seja, que produzam efeitos por no mínimo 2 anos.

Aqueles que atendem a esses critérios devem procurar o setor de Bolsa Família da secretaria de Promoção Social e apresentar os documentos de todos os membros da família. Caso algum membro da família não possua documento, durante a entrevista haverá orientação sobre como requerer os documentos. São necessários para o cadastro: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF (Cadastro de Pessoa Física), Documento de identidade (RG), além da Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.

Reportagem: Denilson Santos