Produtores Rurais são beneficiados pelo projeto Cultivando o Futuro

Aumentar a produção da agricultura familiar e melhorar o escoamento da produção agrícola do município. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Cultivando o Futuro que vem mudando a realidade de muitos produtores rurais de Rio Bonito. O projeto, lançado em julho, é um dos carros chefes da secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua em conjunto com a Emater/Rio, entre outros parceiros, para alavancar a agricultura e o desenvolvimento econômico da cidade, criando alternativas para ampliar a participação dos produtores rurais no fornecimento da merenda escolar.

O projeto atende, em média, a três propriedades rurais por semana dando todo suporte ao produtor, desde o tratamento do solo, aragem da terra, até o momento da colheita e auxiliando  escoamento da produção. Para receber o serviço, o agricultor deve fazer um cadastro na secretaria de Agricultura, que funciona no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, para agendar o serviço, que é gratuito.

Na última semana, os técnicos do programa estiveram no bairro Basílio, na propriedade do produtor rural José Barbosa, que está preparando a terra para plantar aipim e milho. Mas com a ajuda da prefeitura, pretende ampliar e diversificar o plantio, incluindo banana, laranja, limão e coco, além de hortaliças na produção. Ele é um dos produtores rurais que vem trabalhando para aumentar a sua produção e poder participar da Agricultura Familiar, que destina 30% da produção para alimentação escolar.

“Os uso dos equipamentos, como trator e arado, foram fundamentais para poder preparar a terra e ampliar a minha área de plantio.  Estamos há três anos trabalhando para recuperar o sítio que estava abandonado. Agora vamos ocupar um espaço maior e construir uma estufa para cultivar tomate, abobrinha, couve e alface”, garante o agricultor que ainda mantém uma plantação de cacau e um tangue com a criação de tilápias na sua propriedade.

Segundo a secretária de Agricultura, Daniele Rodrigues, além de garantir todo apoio técnico e logístico para os agricultores, a prefeitura também vai colocar em prática, no decorrer do ano, mais alguns  projetos para impulsionar e agregar valores ao produtos da agricultura familiar.

“Cerca de 30% dos produtos da agricultura familiar já são destinados à alimentação escolar. Agora o nosso foco é certificar esses produtos com o selo de fiscalização local e, desta forma, ampliar o mercado consumidor. Mas estamos focados também em aumentar a participação dos agricultores familiares na alimentação escolar, passando dos atuais 30 para 70%, que é nossa meta”, afirma Daniele Rodrigues.

Fotos: Galileu