Conferência Municipal de Saúde debate a prevenção e a ampliação da atenção básica

Prefeita Solange Almeida anunciou a liberação de recursos para a construção de cinco novos postos de saúde, a ampliação de outros quatro, além da compra de novos equipamentos.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Junior Morais

Profissionais da áreas de saúde de Rio Bonito participaram da VIII Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta sexta-feira (8/11), no Esporte Clube Fluminense, das 8 às 18 horas. O evento, que contou com a participação da prefeita Solange Almeida e do secretário de Saúde, Anselmo Ximenes, teve como objetivo avaliar a situação do setor de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde. Durante o evento também foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2013/2015.

Com o tema “Saúde se faz com Prevenção”, a conferência também debateu a reorganização do modelo de atenção básica à saúde, com base na atenção integral e das ações preventivas, através da discussão dos problemas de saúde do município e da proposição de diretrizes para o aprimoramento do Plano Municipal de Saúde.

“Desses debates sobre o nosso sistema de saúde é que sairá o novo Plano Municipal de Saúde, que tem como meta elevar a qualidade de vida da população”, afirma o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Djalma de Paula.

A prefeita Solange Almeida disse que o tema da conferência vem de encontro com todos os investimentos que a prefeitura vem fazendo no setor. Ela destacou a importância da equipe multidisciplinar no trabalho de prevenção juntos as famílias.

“Saúde não se faz somente com médicos ou dentro dos hospitais. Vai muito além disso. Se faz com uma boa equipe multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais, dentistas, enfermeiros que trabalham diretamente junto ás famílias e fazem muito bem esse trabalho de prevenção, que é foco da conferência e do nosso governo”, garante a prefeita.

Novos Investimentos – Solange Almeida também anunciou que já conseguiu os recursos necessários para a construção de cinco novos postos de saúde, a reforma e ampliação de outros quatro, além da compra de novos equipamentos. Ela disse que vai intensificar os treinamentos e qualificação dos profissionais que atuam nessas unidades.

“Completamos 11 meses de governo com muitas conquistas e com um desafio enorme pela frente. Mas estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, para que as pessoas, cada vez menos, precisem se deslocar dos bairros onde moram para receberem tratamento médico de qualidade. Esse é um dos desafios que iremos vencer até o fim do nosso mandado”, finalizou a prefeita.

Depois da plenária de abertura, onde foi lido o Regimento Interno da Conferência, foram realizadas palestras com temas ligados a saúde. Após os debates temáticos e rodas de discussão em grupo, foi realizada a eleição dos Novos Membros do Conselho de Saúde.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Anderson Tinoco, a Coordenadora da Comissão de Saúde, Marcia Almeida, o representante do Conselho Regional de Enfermagem, Paulo Murilo, entre outros.