Prefeitura inaugura Unidade de Saúde do Cajueiro na sexta-feira

O prefeito José Luiz Mandiocão inaugura nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, a Unidade de Estratégia da Família (ESF) do Cajueiro, uma das cinco novas construídas pela prefeitura de Rio Bonito para melhorar a estrutura e ampliar o atendimento à população da cidade. As outras foram erguidas nos bairros Ipê, Viçosa, Parque Indiano e Boa Esperança. Além do atendimento médico e odontológico, a nova unidade de saúde vai ofertar os serviços de pré-natal, planejamento familiar, preventivos (exames), visitas domiciliares (Agentes de Saúde), clínica médica, e atendimento dos programas de hipertensão e diabetes (Hiperdia), tabagismo e consulta de puericultura, para crianças menores de dois anos.

O novo posto do Cajueiro atende ao modelo de instalações e atendimentos implantados pelo Ministério da Saúde. A chamada Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, como médicos e dentistas, entre outros. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

As famílias são cadastradas pelos Agentes de Saúde para receberem acompanhamento médico, que cuida individualmente de crianças até as pessoas mais idosas da família, orientando e fazendo a prevenção de doenças. Com a construção dessas novas unidades, o município passa a contar com 27 postos, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Clínica da Família.

Foto: Galileu