Prefeitura celebra a Cultura com homenagem a Leir Moraes

Reportagem: Ary Marmo
Foto: Rogério Rodrigues

A Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Cultura, comemorou na quarta-feira, 30/10, o Dia Municipal da Cultura com uma grande festa em homenagem ao poeta Leir Moraes. Música dança, declamação de poesia e exposição de pinturas deram o tom da noite, que marcou a abertura do espaço de artes da Secretaria, no antigo Fórum do município.

O espaço irá oferecer oficinas de música, teatro, dança capoeira, artesanato, fotografia e artes plásticas. Voltadas para todas as idades, as atividades irão começar no ano que vem e serão gratuitas, as inscrições poderão ser feitas em breve.

De acordo com o Secretário de Cultura, Zeca Novais o local estará aberto também para quem tem um projeto artístico. “Esse espaço de artes não é da secretaria, da prefeitura, esse espaço é de vocês. Nossas portas estão abertas para qualquer projeto que atenda os anseios da coletividade. E para começar com o pé direito no nosso espaço, nada mais justo do que homenagear o nosso poeta Leir Moraes. Um ícone do setor cultural de Rio Bonito e fonte de inspiração para tantos”, disse Novais na abertura das comemorações.

A Prefeita Solange de Almeida, acompanhada do seu pai Vinicius de Almeida,  parabenizou os artistas riobonitenses  e ressaltou a importância do poeta Leir Moraes para a cultura de Rio Bonito. “Gostaria de parabenizar todos os artistas da cidade e quero agradecer, especialmente, ao Leir Moraes, por ser riobonitense, a terra que tanto amo, por você ser o exemplo que é para os nossos jovens. Você que levou o nome de Rio Bonito tanto para fora, de uma maneira tão bonita e tão doce. Hoje é mais um dia que essa cidade te oferece, fico muito feliz em voltar a ser prefeita e homenagear novamente você e que com certeza não será a última”, declarou a chefe da administração municipal.

Membro da Academia Fluminense de Letras, Leir Moraes já recebeu várias homenagens ao longo dos seus 78 anos, completados no mês de outubro, e mesmo assim o poeta, que esteve no evento, se mostrou feliz por todo esse reconhecimento. “Estou muito satisfeito, o lado ruim é que devem estar sentido que eu estou a beira da morte, mas estou muito entusiasmado. É um reconhecimento de um trabalho que realizo de muitos anos. O primeiro livro que publiquei eu tinha 17 anos, e hoje estou com 78 anos”, disse o poeta.

Os secretários municipais, o Padre Eduardo Braga, artistas riobonitenses, estudantes e demais representantes da sociedade civil também prestigiaram o lançamento sa secretaria e a homenagem.