Prefeito se reúne com secretário de Estado de Transporte e firma parcerias para os setores de turismo, segurança e infraestrutura

O prefeito Leandro Peixe se reuniu nesta quarta-feira (17) com Secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro, com o objetivo de otimizar ações no âmbito da mobilidade urbana e do setor logístico. Vários assuntos foram abordados durante a reunião, entre eles a formalização do Termo de Cooperação Técnica referente ao Vale Social no município, e as cessões de uso da antiga estação ferroviária, no Centro, e da antiga unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Cidade Nova.



O Vale Social consiste na gratuidade em transportes de concessão estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário) a pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuja interrupção possa acarretar risco de morte.

“Essas agendas cumprem uma determinação do governador Cláudio Castro, proporcionando uma aproximação e alinhamento do Governo do Estado, através da Setrans, com os municípios, promovendo ações mais rápidas e efetivas, com resultados de curto e médio prazos para a população”, destacou Pinho.

Outro ponto acordado foi a formalização de convênio da Prefeitura com o Estado/DETRO visando à fiscalização conjunta do transporte público intermunicipal. Além disso, também foram tratados temas como a cessão pela União da estação ferroviária local, que vai abrigar um centro de preservação da memória da ferrovia e a implantação de um área de lazer para a população.

DNIT – Outro assunto em pauta, foi a cessão de uma área da antiga unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Cidade Nova, para a implantação do Centro de Segurança da cidade, que vai abrigar a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar e a Guarda Municipal.



“Estamos em contato com a concessionária Arteris Fluminense e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para viabilizar a implantação de um pórtico na entrada da cidade, com o objetivo de divulgar os atrativos da região para os usuários da Rodovia BR-101”, disse Pinho, ressaltando que o objetivo é que essa seja uma ação integrada da Setrans com o Sebrae, através do programa de Encadeamento Produtivo do setor Logístico.

O prefeito Leandro Peixe afirmou que essa parceria com o Governo do Estado vai favorecer a fomentação do turismo no município.

“É isso que nós queremos trazer essa fomentação do turismo para a cidade, visto que Rio Bonito é bem regionalizado, também é favorável para o turismo rural. Com a vinda do secretário aqui na cidade, podemos conversar todas essas demandas e está muito favorável para que tenhamos essa parceria junto com o estado”, garante o prefeito.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Nilton Carlos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

MENU

NOTÍCIAS

BUSCA