Prefeita Solange Almeida participa da inauguração do novo fórum

O prédio leva o nome do juiz Mauro Prevot que durante mais de 30 anos atuou no judiciário do Estado.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Rogério Rodrigues

A prefeita Solange Almeida e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, participaram nesta terça-feira (22/1) da inauguração do prédio do novo fórum de Rio Bonito, construído num terreno doado pela prefeitura. As autoridades presentes, como desembargadores, juízes, defensores públicos, o presidente da Alerj, Paulo Melo, prefeitos, vereadores, entre outros, não pouparam elogios ao trabalho do Juiz Mauro Prevot, que faleceu em dezembro do ano passado, e foi homenageado com a colocação de seu nome no novo fórum. Foram gastos cerca de R$ 28 milhões na conclusão do prédio de quatro andares.

Segundo a Juíza da 2ª Vara Criminal de Rio Bonito, Roberta dos Santos Braga Costa, administradora do novo fórum, a indicação do nome de Mauro Prevot foi unânime  entre os seus colegas do judiciário. Ela também falou que o prédio, que tem cerca de 7.600 m², foi construído levando em conta todas as questões ambientais, como construção de estação de tratamento de esgoto, construção de cisterna para a reutilização da água da chuva, além da construção de um galpão para recolhimento e separação do lixo produzido, estação de energia e do teto verde. Rampas, calçadas e banheiros também foram construídos para facilitar o acesso de deficientes físicos e visuais.

“O Mauro era uma unanimidade entre todos no magistrado. E colocar o seu nome no prédio do novo fórum é uma justa homenagem que fazemos  ao amigo e juiz que por mais de 30 anos conduziu a difícil missão do magistrado”, afirmou a juíza Roberta dos Santos que também homenageou a esposa e os filhos de Prevot que compareceram a inauguração.

A prefeita Solange Almeida disse que o novo fórum foi erguido numa área nobre da cidade, próximo das novas sedes da Defensoria Pública e da OAB, além da 119ª Delegacia Policial, que já está em funcionamento. As novas instalações além de favorecer o trabalho dos juízes, também vai melhorar o atendimento aos moradores que terão mais conforto e comodidade quando necessitarem de algum serviço no local.

“Hoje Rio Bonito vive uma nova realidade populacional e econômica por conta do Comperj. Desta forma, tudo que realizarmos daqui pra frente tem que pensar no crescimento do município para os próximos 20 anos. Por isso, agradecemos a iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça, que teve visão e iniciativa nesse sentido, pois o exercício da cidadania passa pela justiça”, afirmou Solange Almeida.

Corredor cultural – A prefeita Solange Almeida também explicou que, com a inauguração do novo fórum, está estudando uma melhor forma de ocupar a antiga sede do judiciário. A sua intenção é incentivar a criação de um ‘Corredor Cultural’, formado pelos prédios do Fórum, Defensoria Pública, Detran e a antiga delegacia.

O Presidente do Tribunal de Justiça ressaltou que o órgão se antecipou ao crescimento que a região terá por causa do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e vem construindo novos prédios dos fóruns de Rio Bonito, Alcântara (os dois ainda em construção) e o de Rio Bonito que foi inaugurado hoje.

“Estamos vivendo uma nova realidade, e o Comperj já está ai. Esses novos prédios dos fóruns que estamos construindo é para absorver essa demanda. O objetivo é ampliar e melhorar o atendimento que é feito à população”, declarou Manoel Rebêlo.

Novo Fórum – A novo prédio de fórum tem quatro andares, com quatro elevadores, que abriga seis celas para ocupação feminina e masculina, Varas Civil e Criminal, além de espaço previsto para a instalação de quatro Varas ou Juizados (Expansão), conforme a demanda, Sala do Advogado (OAB), Ministério Público, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Sala do Júri com capacidade para cerca de 100 pessoas, além Defensoria Pública Civil e Criminal, cantina, bicicletário (estacionamento para bicicletas), vestiário para os funcionários, entre outros setores.

Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; os Juízes de Direito, Roberta dos Santos Braga Costa, Renata de Souza Vivas de Bragança Pimentel, Ricardo Alberto Pereira e Luciana Losada Albuquerque Lopes; as Promotoras de Justiça, Marcele Moreira Tavares Navega e Priscila Naegele Vaz Xavier; a Prefeita do Município de Rio Bonito, Solange Pereira de Almeida; e o Deputado Estadual, Paulo Melo, Presidente da ALERJ.

Os Desembargadores Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e Carlos Jose Martins Gomes; os Juízes de Direito, Roberta dos Santos Braga Costa e Luciana Losada Albuquerque Lopes; a Promotora de Justiça, Priscila Naegele Vaz Xavier; a Prefeita do Município de Rio Bonito, Solange Pereira de Almeida; e o Deputado Estadual, Paulo Melo, Presidente da ALERJ.

Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; as Juízas de Direito, Roberta dos Santos Braga Costa e Luciana Losada Albuquerque Lopes; a Prefeita do Município de Rio Bonito, Solange Pereira de Almeida.