28.5 C
Rio Bonito, RJ
sexta-feira, novembro 24, 2017

Patrimônio Material

Nessa página colocamos algumas informações sobre nosso Patrimônio Material.

 

Praça Fonseca Portela
Em 1930, o antigo Largo da Matriz passou por grandes transformações. Em 15 de fevereiro daquele ano, as palmeiras imperiais foram derrubadas. Em 24 de outubro de 1932, foram inaugurados o jardim e o projeto da praça Fonseca Portela que permaneceu na década de 1940. O novo desenho contemplou uma pérgula, o coreto e o momento dedicado a Manuel Duarte.
O antigo Largo da Matriz foi rebatizado como Praça Fonseca Portela, provavelmente, em princípios do século XX, em homenagem a Manuel Henrique da Fonseca Portela.
Configurada em aclive, na parte mais baixa, há uma larga aleia central e jardins nas laterais. À direita, há um coreto com planta quadrangular, circundado por bancos de colunas em seus cantos; à esquerda, há uma edificação que simula uma ruína com colunas. Na parte intermediária localiza-se, ao centro, o Chafariz Imperial, que antes ficava ao centro da parte mais baixa, e, em cada uma das laterais, há uma área para lazer infantil com brinquedos. Na parte mais alta, escadas centrais conduzem ao topo da colina, onde situa-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O paisagismo alterna-se em áreas gramadas e áreas de terra, mais uma vegetação que varia desde arbustos de pequeno porte até árvores e palmeiras, além de contar com postes de iluminação e bancos de concreto para uso público.

 

Capela de Santana em Basílio

Foi erguida por Francisco Marinho Machado, em sua fazenda de Nossa Senhora da Conceição, em 1782. Neste mesmo ano o bispado do Rio de Janeiro o reconheceu pela Provisão de 9 de novembro.

Com a morte de Francisco Machado a fazenda passou a seu filho Franscisco José Marinho, que , em 28 de abril de 1847, recepcionou o imperador Pedro II, durante sua estadia em Rio Bonito. A comitiva imperial parou nessa fazenda ao retornar da excursão que fizera ao norte da província do Rio de Janeiro.O prédio foi tombado pelo IPHAN em 13 de março de 1970.A igreja tem nave única e abside conectadas por um arco pleno. Ambos os espaços são encimados por abóbadas de berço cobertas com telhas cerâmicas distribuídas em duas águas. A altura da nave é maior do que a abside, o que determina volumes acoplados, mas com alturas diferentes. Também os pisos mais altos da abside e do altar ajudam a acentuar a perspectiva de quem olha da porta em direção ao altar.

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Boa Esperança

Situada no topo da colina, a igreja é uma importante referência construída na paisagem de Boa Esperança.  A fachada frontal é composta, nas extremidades laterais, por dois cunhais que sustentam um frontão reto, acima do qual a uma cruz. A composição do centro se divide em duas partes. Na parte inferior, uma portaria em madeira com moldura de pedra em arco pleno dá acesso à nave, enquanto a parte superior, correspondente ao coro, há três janelas em madeira com moldura de pedra e arco pleno.

 

Mercado Municipal

Constituído em 2 de abril de 1948, na Praça da Bandeira, na gestão do prefeito Celso Peçanha. Em 2007, passou por uma ampla reforma. Sua inauguração foi saudada efusivamente pela Associação Comercial e Industrial de Rio Bonito.

A fachada frontal tem apenas um vão em arco abatido, ladeado por duas luminárias e painéis retangulares em massa com cantos côncavos, e, acima, as instruções “MERCADO”, em curva que segue a do portão de entrada, e “MUNICIPAL”, alinhada com o solo, e, mais ao alto, platibanda com curvas e contracurvas. Esta edificação seguia o que havia de mais moderno obedecendo ao estilo colonial mexicano.

Mais Lidas