Palestras e ações educativas nas unidades de saúde marcam o Dia Mundial Sem Tabaco em Rio Bonito

O Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado nesta sexta-feira (31) com evento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Ipê/BNH e do Rio do Ouro. Outras unidades de saúde, como o ESF do Rio Vermelho e Viçosa, também realizaram eventos alusivos a data durante a semana.  Nessas unidades de saúde aconteceram palestras com as dentistas Natália Luz e Helene Borges, que falaram sobre as doenças decorrentes do consumo de derivados do tabaco. A campanha deste ano tem o tema “Tabagismo e Saúde dos Pulmões”. O objetivo é fazer um alerta sobre os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabagismo, seja ativo ou passivo.

O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo, como úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.

Fumantes – Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.

Em Rio Bonito, o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo funciona no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Galileu