Estar mais próximo das pessoas, identificar as áreas mais sensíveis e solucionar problemas com mais objetividade: esses são os principais objetivos da secretaria municipal de Saúde de Rio Bonito ao reativar seu setor de Ouvidoria SUS, que desde o início do mês de março funciona num novo endereço, na Rua Getúlio Vargas 109 (no Posto Central, em frente a Caixa Econômica), no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Além da forma presencial, o cidadão pode entrar em contato via e-mail: ouvidoria@riobonito.rj.gov.br; pelo Chat (Fale Conosco) no site da Prefeitura (www.riobonito.rj.gov.br) ou online pela Plataforma FalaBR.
A Ouvidoria SUS da secretaria municipal de Saúde é o setor responsável por acolher reclamações, denúncias, sugestões e elogios quanto aos serviços prestados. O atendimento é individualizado e sigiloso, podendo ser presencial ou por meio de sistema eletrônico. O objetivo é garantir e ampliar a participação dos cidadãos na gestão do Sistema Único de Saúde, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
“A Ouvidoria SUS une forças à Ouvidoria Geral do Município, estreitando ainda mais o relacionamento com os cidadãos. Ambos os canais estão à disposição das pessoas para o envio de dúvidas, denúncias, críticas e elogios. Tudo que chega é encaminhado e tem prazo para ser respondido”, afirma a secretária de Saúde, Cintia Machado.