Rio Bonito realiza Seminário de Segurança Pública

148

A cidade de Rio Bonito recebe o 1° Seminário de Segurança Pública, realizado pelo Polo Regional do Cederj, em parceria com a secretaria de Ordem Pública. O seminário, que tem o tema “Ressignificações do Processo de Profissionalização e Especialização de Gestores e Operadores de Segurança Pública, começou no dia 13 de maio, durante a XI Semana de Acadêmica. O Evento prossegue neste sábado (20), das 9 às 17 horas, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Bonito (CDL), com a realização de palestras que irão reunir especialistas em segurança pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (SEOP) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Segundo o secretário de Ordem Pública, Marcio Soares, esse seminário de segurança pública é uma grande oportunidade para o município de debater e procurar soluções conjuntas para os problemas em relação a violência. Temas como A Universidade e a Segurança Pública: reflexões sobre uma tecnologia social inovadora; Direitos Humanos e Cidadania dos Algozes-Vítimas; O Controle das Drogas Ilícitas e o seu Impacto nas Políticas Públicas de Segurança; Polícia Democrática e Direito à Segurança, entre outros, serão debatidos durante uma mesa redonda.

Na programação do evento também constam as palestras sobre “Direito e Participação na América Latina”; Perspectivas de Municipalização da Segurança Pública, “A Mente do Terrorista Suicida” e O Brasil contra os Brasileiros: violência de Estado em Euclides da Cunha. Nomes como Roberto Kant de Lima (UFF), Jorge da Silva (UFF e UERJ), Marcos Veríssimo (UFF), Jacqueline de Oliveira Muniz (UFF), Ilana Aló Cardoso Ribeiro (UFF/Cederj, UFRJ e Flacso/Equador), Francisco Lima Torres (PMERJ e Seop – Niterói), Anderson dos Santos (BOPE/PMERJ e UFF/Cederj), Laís Peres Rodrigues (UFF/Cederj), além de Charlles da Fonseca Lucas (Cederj, Unicamp e Fiocruz), que será o mediador, já estão confirmados no evento.