Guardas Municipais participam de curso para utilizar arma não letal

22

A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Ordem Pública, realizou mais um curso para o efetivo Guarda Municipal para o uso de armas não letais, nessa terça-feira (21), na Escola Municipal Professor Honesto de Carvalho (EMPHAC), na Mangueirinha. O trabalho de estruturação da Guarda Municipal vem sendo embasado na Lei Federal 13.022/2014, que confere às guardas municipais poder da polícia ostensiva, onde estão autorizados a auxiliar na manutenção da ordem pública. Os agentes poderão usar armas de potencial ofensivo não letal para evitar ações de agressão ou incapacitar temporariamente pessoas em flagrante, como taser, gás lacrimogêneo e spray de pimenta. O prefeito José Luiz Mandiocão participou do evento, juntamente com o Diretor da Guarda Municipal, Alexandre Carlos Mariano, do Diretor do Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN), Lucinei de Souza Penco, além do secretário de Obras, Eleilton Figueiredo.

O curso de instrução foi ministrado pelo técnico da empresa Poly Defenser, que forneceu o spray de pimenta para a Guarda Municipal.

“Quando adquirimos esse material, a empresa ficou de fazer esse curso para ensinar os guardas a utilizarem esse equipamento. Agora todo o efetivo está apto a usar o spray de pimenta. Vamos comprar outros equipamentos para modernizarmos e ampliarmos as nossas ações”, explica o secretário municipal de Ordem Pública, Márcio Soares.

 

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu