Guardas Municipais irão utilizar cães e armas não letais

28

A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Gestão e Ordem Publica, vem fazendo vários investimentos na formação e na estruturação da Guarda Municipal. Para isso, vem adquirindo equipamentos e veículos para melhorar as condições de trabalho dos guardas. Em parceria com as prefeituras de Niterói e Casimiro de Abreu, o efetivo da corporação vem recebendo treinamento para o uso de armas não letais e também para o uso e manutenção dos animais do Canil Municipal, que foi construído recentemente.

O trabalho de estruturação da Guarda Municipal vem sendo embasado na Lei Federal 13.022/2014, que confere às guardas municipais poder da polícia ostensiva, onde estão autorizados a auxiliar na manutenção da ordem pública. Desta forma, os municípios passam a ter a opção de possuir responsabilidade direta sobre a segurança pública. Os agentes poderão usar armas de potencial ofensivo não letal para evitar ações de agressão ou incapacitar temporariamente pessoas em flagrante, como taser, gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

“Estamos estruturando a guarda municipal para atuar em qualquer situação. Adquirimos vários frascos de spray de pimenta e vamos comprar outros equipamentos para modernizarmos e ampliarmos as nossas ações”, explica o secretário municipal de Ordem Pública, Márcio Soares.

Canil Municipal – Três cães estão sendo treinados pela Guarda Municipal para auxiliar no patrulhamento. A expectativa é que no ano que vem já estejam atuando nas ruas da cidade no combate ao trafico de entorpecentes. O treinamento, realizado no sábado (28) nas dependências do Mercado Municipal, contou com o apoio da guarda municipal de Casimiro de Abreu. Na oportunidade, os cães foram condicionados ao trabalho policial na busca por entorpecentes.

Monitoramento 24 horas – Já está na fase de licitação para compra dos equipamentos do novo sistema de monitoramento por câmeras do município. Previsto para funcionar 24 horas por dia com informações em tempo real, serão 150 câmeras de alta resolução colocadas em pontos estratégicos da cidade, como próximo as escolas, bancos e comércios no Centro, além de ruas que dão acesso a saída e entrada da cidade, que irão auxiliar no combate a violência da cidade.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu e César Augusto Galeão