Ônibus itinerante do Hemorio captou 78 doações em um dia

Foi um sucesso a passagem do ônibus itinerante do Hemorio pela cidade de Rio Bonito. 78 pessoas realizaram a doação de sangue que abastecerá os estoques de hospitais da região.

Um bom exemplo da solidariedade do povo riobonitense foi a atitude do Clóvis Alexandre dos Santos Cruz, auxiliar administrativo de 34 anos, que ficou sabendo do ônibus itinerante pelas redes sociais.

“Eu gosto de doar, sei que é importante para salvar vidas. Vi nas redes sociais e resolvi fazer minha doação. A correria do dia a dia faz com que a gente sempre deixe coisas importantes como esta para depois”, afirmou enquanto seu sangue era coletado e “não dói”, concluiu.

O prefeito José Luiz Alves Antunes elogiou o trabalho da equipe.

“O empenho dos profissionais é fundamental para que o trabalho seja produtivo. A população compareceu e estará ajudando centenas de pessoas, mas vale lembrar que temos o Hemonucleo na cidade funcionando de segunda a sexta-feira, quem puder doar é só comparecer ao local”, declarou.

Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica, não fazer parte de nenhum grupo de risco e consumir alimentos não gordurosos. Se alguém foi vacinado contra a febre amarela tem que esperar um intervalo de quatro semanas. Em casos de cirurgia de porte médio deve ser respeitado um período de seis meses, enquanto as pessoas que fizeram tatuagens ou transfusões de sangue devem esperar um ano para fazer a doação.

O hemonucleo completou, este ano, 23 anos de existência e atende ainda cidades próximas como Tanguá e Silva Jardim. A coleta na sede  é feita de segunda a sexta de 8h as 11h30, na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, atrás do Ambulatório Loyola.