Prefeitura faz reparo em mais de dois mil pontos de iluminação

18

É da responsabilidade da Prefeitura a iluminação pública do município. O custeio do serviço é garantido pela Taxa de Iluminação Pública paga pelos contribuintes e que está incluída na Conta de Luz. Para melhorar ainda mais o serviço, a prefeitura de Rio Bonito investiu em tecnologia e conseguiu, em 30 dias, realizar cerca de dois mil reparos na iluminação em todo o município. Para isso, implantou um novo conceito para o controle e gestão do serviço na cidade com a implantação do Projeto Mais Luz Rio Bonito. Atualmente quem ligar para a secretaria de Obras para pedir algum reparo na iluminação, já vai notar a diferença, principalmente na resposta de execução do serviço, que está bem mais rápido.

Segundo o secretário de Obras, Eleilton Figueiredo, foi contratada uma empresa especializada nesse tipo de trabalho, que está fazendo a identificação dos pontos, com a etiquetagem e georreferenciamento dos postes de iluminação, possibilitando a informação de todo processo de operação da iluminação a partir de uma central, que funciona na própria secretaria, monitorada o tempo todo pelo próprio secretário. Até o momento, mais de 1800 pontos foram revistos.

Como funciona – O processo consiste no levantamento de dados, identificação da necessidade de implantação de novos pontos, manutenção dos já existentes, com a troca dos elementos necessários para o bom funcionamento do ponto e, numa segunda etapa, troca de lâmpadas convencionais de sódio por lâmpadas de LED. Segundo levantamento prefeitura de Rio Bonito, existia uma demanda acumulada de mais de mil pedidos de moradores em relação a reparos de pontos de iluminação, que nunca foram realizados pela administração passada.

“Quando assumimos a secretária, encontramos mais de mil pedidos de reparos de pontos de luz acumulados. Eram moradores que ligavam para pedir algum tipo de serviço e não foram atendidos. Mas hoje isso mudou. Conseguimos atender todas as demandas acumuladas e as que estão chegando até nós, pois contratamos uma empresa especializada nesse trabalho e implantamos esse novo sistema de monitoramento, que nos ajuda a detectar e resolver os problemas de cada rua. Nesse primeiro mês, já fizemos a revisão de quase dois mil pontos de iluminação”, esclarece o secretário de Obras.

Mas esse serviço está só no começo e a população de Rio Bonito tem que continuar ligando para o número 3703-1104, e informar sobre lâmpadas que não estejam funcionando de forma correta ou queimadas, além de braços dos postes caídos e, desta forma, melhorar ainda mais a iluminação pública da cidade. O prazo para a troca das lâmpadas é de, no máximo, até 30 dias. Mas o objetivo é que esse prazo diminua gradativamente nos próximos meses, e ser realizado em três dias quando o serviço estiver em pleno funcionamento.

Economia – Esse trabalho de levantamento, identificando a necessidade de implantação de novos pontos e troca de lâmpadas convencionais de sódio por lâmpadas de LED, faz parte do Projeto Mais Luz Rio Bonito implantado pela Prefeitura no começo do mês. Com essas medidas, estima-se uma economia de aproximadamente 50% e uma luminosidade três vezes maior que as lâmpadas comuns de sódio. As lâmpadas de LED aumentam a intensidade da iluminação e reduzem em pelo menos 50% o consumo de energia. Enquanto as lâmpadas antigas duram no máximo 16 mil horas, as de LED permanecem em operação por pelo menos 50 mil horas, ou seja, três vezes mais.

De acordo com o secretário de Obras, a estimativa é de que o novo sistema reduza em 50% os custos de manutenção dos pontos onde a nova rede for instalada. Com ruas mais claras, estudos mostram um aumento da segurança, um aumento da circulação de pessoas e, consequentemente, a valorização do comércio e outros estabelecimentos, possibilitando uma vida social mais ativa e melhoria na qualidade de vida.

“Na prática, todo trabalho com a instalação de novos pontos, manutenção e conservação dos mesmos, estará mais eficiente, possibilitando a eficácia do projeto em tempo menor. É mais luz para você, e uma cidade melhor para todos os Riobonitenses. Então vamos combinar: precisou de atendimento é só ligar para o número 3703-1104 ou então acessar o site da prefeitura www.riobonito.rj.gov.br e clicar no ícone de iluminação pública”, garante Eleilton.