Bela Vista ganha obra de revitalização com construção de ciclovia e passeio público

38

Uma boa notícia para a turma do pedal e praticantes de caminha. Avenida Manuel Duarte vai passar por uma grande transformação. A Prefeitura está iniciando uma obra de revitalização e construção de calçada padronizada e ciclovia na Bela Vista. A obra, fruto de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, tem um previsão inicial de durar cerca de oito meses e vai custar R$ 711.441,60. Os moradores do bairro irão contar em breve com um calçadão de aproximadamente 1,5 quilômetros de extensão, com calçada de 2,5 metros de largura e ciclovia de 1,5 m. A obra será feita pensando na acessibilidade e terá piso tátil direcional e com alerta para deficientes visuais.

O Contrato para a execução da obra foi assinado com a Caixa Econômica em Dezembro de 2015. Durante a licitação, que aconteceu esse ano, houve uma economia aos cofres públicos de R$ 96.785,37, haja vista que o valor inicial (antes da licitação), era de R$ 808.226,97. A contrapartida do Município é de R$ 20.541,60 e o valor da União de R$ 690.900,00, totalizando R$ 711.441,60. Esse recurso destinado oriundo do Convênio só pode ser aplicado nessa obra, sob pena de cancelamento e devolução do recurso. Para evitar a paralisação de obra, o Governo Federal já liberou ao município 50% do valor do recurso da União.

“Em abril deste ano, o contrato ainda estava com clausula suspensiva, que é quando há uma condicionante a ser cumprida pelo município, por meio de documentos, para que a Caixa Econômica autorize licitar uma obra. Cumprimos a clausula suspensiva e licitamos em tempo hábil, caso isso não acontecesse perderíamos o Contrato por força do disposto no Decreto Presidencial nº 9086/2017, o qual estabelece prazo aos Municípios para que as obras, oriundas de contratos de repasse, sejam iniciadas até o data estabelecida pelo Decreto. Houve um esforço e uma cooperação de várias secretarias para que esse prazo fosse respeitado e o Contrato continuasse em vigor”, afirma o prefeito José Luiz Mandiocão.

A Nova Ciclovia – A tendência hoje em dia nas grandes cidades é o investimento em transportes alternativos. Todas estão fugindo da utilização do carro e abrindo novas fronteiras em termos de mobilidade urbana. A bicicleta é uma das maneiras encontradas pelas pessoas para se locomoverem, dados seu baixo custo, praticidade e o fato de ser um meio de transporte ecologicamente correto. Em Rio Bonito, esta tendência tem crescido e a Prefeitura vem investindo expansão dos locais para atender à demanda dos cidadãos que aderem à bicicleta como meio de transporte no dia a dia. A idéia é que o corredor entre a Bela Vista e Via Verde seja interligado pela nova ciclovia.

Fotos: Galileu