Novo secretário de Planejamento de Rio Bonito garante: “estou entrando no governo para somar”

Marcelo Fonseca foi apresentado oficialmente pela prefeita Solange Almeida durante a reunião mensal com os secretários municipais

Reportagem e fotos: Denilson Santos

A prefeita Solange Almeida apresentou nessa segunda-feira (10/03), o novo titular da Secretaria de Coordenação e Planejamento da Prefeitura de Rio Bonito. Filho de família tradicional do município, Marcelo Fonseca Soares se considera um profissional bem mais técnico do que político, embora encare com naturalidade esse desafio de assumir a secretaria. Aos 40 anos, o novo secretário, que é advogado, substitui o comerciante Felipe Costa Braga, que respondia pela pasta desde 1º de janeiro de 2013. Cheio de gás e traçando planos para otimizar o setor, ele resumiu como será a sua atuação no setor público.

– Chegamos para fortalecer ainda mais o grupo da prefeita. Pretendo sempre acompanhar esses fóruns e eventos, e também as reuniões da Câmara de Vereadores, porque acho ser importante estar próximo do Legislativo – afirmou.

Nessa entrevista, Marcelo Fonseca, que é  casado e pai de dois filhos, fala dos seus planos para tornar a secretaria de Planejamento mais ágil e menos burocrática, do apoio dos amigos e da receptividade que vem recebendo dos outros secretários.

O senhor acha que a  sua postura deve ser mais técnica ou mais política para encarar esse novo desafio na sua vida?

Marcelo Fonseca – Eu me considero uma pessoa mais técnica, mas na medida do possível vou encaixar a política no meu dia a dia, pois na vida pública se você não encaixar os dois lados, o diálogo entre o Poder Legislativo e Executivo fica complicado. Sem diálogo não há comunicação.

Como o senhor pretende trabalhar para que isso não aconteça?

Marcelo Fonseca – Eu vou ficar em sintonia entre os dois poderes e, dessa forma, tornar mais ágil os projetos que tramitam nas duas casas, pois todos nós estamos aqui, exclusivamente, para garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Rio Bonito, que é o nosso maior patrimônio.

Qual é o foco do seu trabalho nesse momento?

Marcelo Fonseca: A primeira coisa que fiz foi fazer um levantamento de todos os processos que estão pendentes. Nesse momento o nosso trabalho está focado na elaboração da lei do orçamento municipal, onde temos até o próximo dia 31 de março para enviar o projeto para a Câmara Municipal apreciar e votar.

O que a população pode esperar do seu trabalho à frente da secretaria?

Marcelo Fonseca – Vou procurar manter o diálogo com todas as secretarias municipais e outros setores da sociedade, para que as coisas andem de forma rápida e eficiente no setor público. Eu venho do setor privado, e na empresa tudo é voltado para o dinamismo e a eficiência. Então quem lida com empresa e chega na administração pública,  vê certos trâmites, que são inerentes da prefeitura,  mas que precisam ser ajustados para andar mais rápido, principalmente no planejamento. Não podemos admitir que um processo fique mais do que, no máximo, três dias parado, muitas vezes aguardando uma assinatura, já que vai passar por outros setores. Temos que mudar isso em respeito a população.

O que levou o senhor a aceitar o convite da prefeita?

Marcelo Fonseca – Fiquei muito feliz com o convite. Aceitei porque certeza que posso ajudar muito na administração da prefeita e também no trabalho dos outros secretários. Espero que eles me vejam como mais um parceiro que veio para somar.

Como pretende conciliar o seu trabalho como comerciante com o cargo de secretário de Planejamento?

Marcelo Fonseca – Continuo com o meus negócios, mas deleguei a gerencia deles para pessoas que confio, desta forma eu posso me dedicar exclusivamente a secretaria, num momento conturbado que assumi a pasta.

Qual a sua experiência no processo político?

Marcelo Fonseca – Estive muito presente na primeira campanha da prefeita Solange Almeida. Depois participei do processo na eleição do vereador Caneco, um grande amigo, onde fui seu assessor parlamentar.

Essa experiência pode ajudar no trabalho de interlocução com o legislativo?

Marcelo Fonseca – Eu sei como funciona a câmara, tenho muitos amigos lá, então não terei muitos problemas para fazer esse “meio campo” com os vereadores.

Como está a receptividade nessa primeira semana de trabalho?

Marcelo Fonseca – Encontrei amigos da época do Colégio Manuel Duarte, do futebol no Rio Bonito A.C., mães de amigos meus trabalham aqui ao lado da minha sala, enfim, estou me sentindo em casa. Não tem como dá errado. A receptividade foi muito boa.

Para finalizar, uma mensagem para os moradores de Rio Bonito?

Marcelo Fonseca – O que tenho dizer é que venho exatamente para somar ao time da prefeita Solange Almeida. Se não fosse dessa forma não estaria aqui.