Rio Bonito participa do programa Caminhos para a Cidadania

A prefeitura de Rio Bonito, em parceria com a Concessionária CCR ViaLagos, iniciou nesta segunda-feira o ano letivo do Caminhos para a Cidadania, com a realização do 1º Encontro Pedagógico de 2017 para os professores participantes do Programa, do Instituto CCR. Até o dia 30 de maio, mais de 500 educadores de 180 escolas das redes públicas de seis municípios participarão do treinamento para aplicação dos temas segurança de trânsito, preservação ambiental e cidadania, nas salas de aula do 4º e 5º anos. Ao longo do ano, os professores participam de diversas atividades, que abordam técnicas de ensino do conteúdo do Programa, além de dinâmicas de grupos que estimulam o desenvolvimento de ações lúdicas com os alunos.

Segundo a Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria de Educação de Rio Bonito, Marilene Mendes, o Caminhos para a Cidadania oferece às crianças aulas regulares de Educação para o Trânsito e Meio Ambiente, integrando esses temas às disciplinas curriculares, com intuito de ampliar o pensamento coletivo e a mudança de comportamento para um trânsito mais seguro, preservação ambiental e cidadania. Com um material didático exclusivo – livros para alunos e educadores, treinamentos pedagógicos para dinamização do aprendizado em sala de aula e atividades complementares, como peças teatrais, blitz e campanhas educativas, o Programa contribui para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos.

“O nosso município participa do programa desde 2010. E posso afirmar que desde essa época os alunos têm informações sobre os assuntos abordados de uma forma positiva e gratificante, porque se sentem importantes em estar conscientizando seus colegas, pais e todos que os cercam em relação aos cuidados relacionados aos temas aprendidos”, afirma Marilene.

O programa – Na área de abrangência da CCR ViaLagos, Caminhos para a Cidadania atende a mais de 14 mil alunos de escolas municipais de Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Com esta importante parceria com as secretarias de educação, os alunos têm a oportunidade de reforçar e multiplicar, nas suas famílias e nas comunidades, os conceitos aprendidos em sala de aula, participando ativamente da sociedade como cidadãos éticos, conscientes e responsáveis por suas ações.

“Os desenhos e as cartinhas para os motoristas, para eles também é uma etapa bem interessante pois têm a oportunidade de falar tudo o que aprenderam através dessas atividades e ficam felizes ao receberem as respostas dos mesmos”, garante a coordenadora da Semec.