Secretaria Municipal de Prevenção à Dependência Química (SEMPRE)

54

Projetos e Ações da Secretaria Municipal de Prevenção à Dependência Química (SEMPRE), que desde sua criação, em 2013, trabalhou para prevenção e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Prevenção à Dependência Química:

Projeto Papo Reto nas Escolas:

Início em Maio de 2013. Realizado em 45 escolas das redes municipal, estadual e particular do município, para alunos do 1° Ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio.

Projeto Diálogo Aberto:
Complemento do Projeto Papo Reto. Consistiu em palestras de prevenção ao uso de drogas, realizadas durante o contraturno escolar, dentro dos núcleos do Segundo Tempo e PELC, ambos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer.

Divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria:
23 unidades de saúde visitadas semestralmente, para a divulgação, por meio de cartilhas e folders, de informações relacionadas aos malefícios causados palas drogas.

Qualificação da equipe de trabalho em cursos, palestras e seminários para aperfeiçoar o trabalho de prevenção ao uso de drogas:
– Curso de Agente Multiplicador, oferecido pelo Instituto Advogados do Brasil com a duração de 5 meses;
– Curso de capacitação sobre prevenção ao uso de drogas em Cabo Frio (RJ);
– XXII Congresso Brasileiro da ABEAD – Controvérsias em Dependência Química: Ciência e Sociedade Discutem;
– Curso de capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias (SENAD – MINISTERIO DA JUSTIÇA – UFSC);
– Curso de capacitação para comunidades terapêuticas (SENAD – MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – UNESP)
– Fórum de debates sobre descriminalização do uso da maconha no Brasil;
– CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE INTERVENÇÃO BREVE E ACONSELHAMENTO MOTIVACIONAL EM CRACK
E OUTRAS DROGAS PARA AGENTES (UFF);
– Diagnóstico de transtorno do uso de álcool na DSM-5: Origem científica e impacto clínico – Espaço CLIF – RJ;
– Seminário sobre Síndrome Alcoólica Fetal em COMAD RJ;
– Congresso ABEAD (associação brasileira de estudos sobre álcool e drogas) Búzios/RJ;

Realização de Cursos e Palestras, destacando a atuação em empresas privadas e instituições religiosas:

– Curso de Agente Multiplicador em Dependência Química, realizado no CNEC Rio Bonito.
– Agente Multiplicador para: Orientador Educacional e Orientador Pedagógico (Casa do Educador), Inspetores de aluno (SME), CRAS Basílio.
– Encontro com os Agentes de Saúde (Espaço Cecarelli).
– Reunião com pais e responsáveis na E.M. Jaudeth Curi (Rio Vermelho), E.M. Luis José (Chavão), na Creche Prof.: Nazare Mello (Centro), Creche em Parque Andreia, E.M. Posse (Sambê), E.M. Governador (Vertentes), no CRAS Centro e Basílio.
– Encontro de Capacitação sobre o uso de drogas para Técnicos do Município de Rio Bonito-RJ (CNEC).
– Palestra para Profissionais da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e Habitação e empresas privadas: LUPUS Desenvolvimento de Alimentos LTDA- antiga NUTRIARA, CERÂMICA BASÍLIO e CERÂMICA MARAJÓ, NOVO HOTEL. Igreja Católica no grupo de Adolescentes e jovens MEJ – Movimento Eucarístico Jovem e FACERB.

Realização da Batalha do Passinho:

Evento de culminância do Projeto Papo Reto nas Escolas, por meio do qual os alunos puderam mostrar seus talentos. Em todas as Edições da Batalha do Passinho, os 3(três) primeiros colocados recebiam Troféu e premiação em dinheiro.

Tratamento da Dependência Química:

Atendimento Psicossocial com Terapeutas:
Realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Entre 2013 e 2016, 1153 pessoas foram atendidas.
Parcerias firmadas com diversas Comunidades Terapêuticas da região e com a Secretaria Estadual de Saúde (Departamento de Prevenção à Dependência Química):

A Secretaria tornou-se apta a regular vagas de internação para homens e mulheres nos CARES – Centros de Acolhimento Regionalizados para Álcool e outras Drogas. Desde a criação da Secretaria foram realizadas 40 internações.

Em 2014, após estar devidamente documentada, a SEMPRE conseguiu destinar uma subvenção no valor de R$ 30.000,00 para a Comunidade Terapêutica Recanto Stª Terezinha do Menino Jesus, o que se repetiu também em 2015. Foi realizado com a referida Comunidade, o Acordo de Cooperação Mútua, por meio do qual foram destinados funcionários para atuarem em conjunto com a Comunidade. Em contrapartida, a Secretaria encaminhou inúmeros munícipes para serem acolhidos e tratados na Comunidade Terapêutica.

Em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Comunidade Terapêutica, CREAS, CAPS, Conselho Tutelar e outras secretarias, a SEMPRE desenvolveu ações como:
– Evento Saúde Sim. Drogas não (Praça Fonseca Portela e Pracinha na Praça Cruzeiro
– Ações Sociais da Secretaria Municipal de Promoção Social em diferentes bairros
– Ação diária no Mercado Municipal atendendo e acolhendo moradores de rua
– Ação Social na Escola Municipal Governador Roberto Silveira (Vertentes)
Durante a atual gestão, a SEMPRE também foi a responsável pela criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD/RB), que se encontra atuante e em pleno funcionamento.

Veja abaixo alguns dados de extrema relevância sobre o trabalho desenvolvido pela Sempre de 2013 a 2016:
Atendimentos – 1.153
Internações – 40