Meio Ambiente começa a reflorestar áreas degradadas com plantio de mudas

23

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito deu início ao reflorestamento de ambientes naturais degradados, através da recomposição da cobertura florestal. As ações fazem parte de um conjunto de respostas ao Decreto Municipal nº 055/2017, que declarou situação de Emergência no município em virtude da agravante situação de estiagem, e serão norteadas por seleção das áreas, através de critérios técnicos e sociais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após solicitação feita junto a CEDAE, recebeu no dia 22 de novembro, a doação de mil mudas de espécies nativas que também serão utilizadas no projeto de reflorestamento. O objetivo dessa ação é reduzir o assoreamento de rios e canais, minimizando a intensidade das enchentes; proteger os remanescentes de floresta natural e abrigar a fauna; melhorar a paisagem, oferecer ambiente de lazer e Educação Ambiental, além de proteger e regularizar os mananciais.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente, as ações de reflorestamento também contemplam a recuperação e fomento de Unidades de Conservação Ambiental de âmbito municipal. O objetivo dessas ações é criar um processo duradouro de conscientização e promover campanhas educativas, que contribuam para consolidar atitudes mais proativas da população urbana em favor da sustentabilidade ambiental.