Implantação do Vale Social garante gratuidades nos transportes intermunicipais

Convênio dá direito a gratuidade nos ônibus intermunicipais foi assinado no ano passado pela prefeita Solange Almeida com o Governo do Estado

Moradores de Rio Bonito portadores de doenças crônicas e deficiências física, mental, visual ou auditiva, entre outras, já podem tirar o seu Vale Social, que dá direito a gratuidade nos ônibus intermunicipais. O convênio com o Governo do Estado para o município fazer parte do programa foi assinado pela prefeita Solange Almeida no ano passado. Com ele, adultos e crianças que estejam em tratamento, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.

“O Vale Social é concedido apenas a doentes crônicos e portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental que estejam em tratamento em unidade pública de saúde ou conveniada com o SUS. O benefício também concede a gratuidade nos transportes a acompanhantes de menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos”, explica a secretária de Promoção Social, Rosemary Cerqueira.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes, o atual número de concessão do cartão é cerca de 370% maior do que há sete anos, quando aproximadamente 25 mil fluminenses recebiam o passe livre e mais 22 mil aguardavam a concessão.

“Antes de 2007, o direito ao Vale Social não estava sendo devidamente garantido ao cidadão. Havia milhares de solicitações em atraso. A infraestrutura para a prestação do serviço era muito precária. Zeramos as pendências e informatizamos o sistema. Além disso, oferecemos convênios com os municípios, ampliando e facilitando o acesso a este benefício”, garante o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Os moradores de Rio Bonito podem fazer o cadastro no Vale Social na secretaria de Promoção Social, que funciona na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 95 – Centro (prédio do antigo Fórum). Os deficientes físicos, visuais, auditivos ou mentais, que se cadastrarem no programa, irão receber um cartão que garante a gratuidade equivalente a 60 viagens mensais em cada tipo de transporte (barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens).