Hospital Regional Darcy Vargas e Prefeitura de Rio Bonito unem forças contra o coronavírus

Na manhã do último domingo (22), médicos do Hospital Regional Darcy Vargas fizeram uma transmissão ao vivo, direto da unidade, para informar a população da região sobre as medidas que estão sendo tomadas, em conjunto com a Prefeitura de Rio Bonito, para o combate ao novo coronavírus, e sobre a gravidade da pandemia que assola o mundo todo. A transmissão foi feita através da página no Facebook do Hospital, com a participação dos médicos Flávio Colucci, Guilherme Gil, Rodolfo Braga, Estêvão Braga, e Edmar Lopes.

Os médicos enfatizaram que a restrição de transportes, comércio e consequentemente de pessoas nas ruas, é importante para prevenir a proliferação da doença e assim evitar um colapso nas unidades de saúde.

“Estamos passando pelo pior momento da história da saúde pública mundial. O problema não é só na Europa ou na China, é um problema nacional, estadual e municipal. Vai haver um colapso no sistema de saúde porque teremos uma demanda muito grande; vamos precisar de terapia intensiva, precisar colocar pacientes em coma induzido, e a gente não vai ter como atender esses pacientes porque não vai ter leito. Por isso temos que prevenir ficando em casa”, revelou o anestesista Estêvão Braga.

O chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Darcy Vargas, cardiologista Flávio Colucci, explicou que o apelo para a população ficar em casa, é um procedimento que foi testado com sucesso na China, onde o vírus começou. “Quando se teve um confinamento, houve uma queda absurda nos casos (de coronavírus), evitando esse colapso na saúde, mas quando voltaram para rua, os casos cresceram novamente. Só assim eles (os chineses) deram conta”.

Cooperação de Tanguá e Silva Jardim

Os profissionais de saúde falaram sobre o gabinete de crise criado para combater o vírus em Rio Bonito. Desta força tarefa, participam médicos e profissionais de saúde do Hospital e da Secretaria de Saúde, incluindo a secretária da pasta, Dailane Magalhães, e a coordenadora de atenção básica das Estratégias Saúde da Família (ESF), Roberta Demier. “O (Hospital Regional) Darcy Vargas e a Prefeitura estão no mesmo barco, estão de mãos dadas”, disse Estêvão.

O chefe da Oncologia da unidade, Edmar Lopes, chamou os municípios de Silva Jardim e Tanguá à responsabilidade. Segundo ele, é necessário que esses municípios ajudem financeiramente o Hospital no combate ao coronavírus, já que diariamente munícipes dessas cidades são atendidos no Hospital, e futuramente precisarão da unidade para tratar de complicações da doença em seus habitantes.

“Posso garantir que temos hoje uma estrutura bem organizada, descentralizada, e que todos os meios da Prefeitura de Rio Bonito e do Darcy Vargas vão ser utilizados no combate a essa pandemia. A Prefeitura fez o papel dela, o que não posso dizer de Tanguá e Silva Jardim. Nesse momento de crise, precisamos que todos assumam sua postura. Sem esse apoio, o Hospital vai ficar cheio de pacientes que não são do município (de Rio Bonito), e com recursos escassos. Não podemos ficar mais nessa situação de botarem a pessoa na ambulância e deixarem aqui. O hospital já acionou o Ministério Público sobre isso para que possam ajudar em uma solução ”, enfatizou.

 

Texto: Lívia Louzada

Foto: Flávio Azevedo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Light Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura