Faixa de pedestre com fundo vermelho melhora sinalização do trânsito

60

A Secretaria Municipal de Gestão e Ordem Pública, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, começou a pintura das faixas de pedestres em diferentes trechos de ruas do Centro da cidade. A novidade é a sinalização horizontal que ganhou uma cor vermelha ao fundo das barras brancas, e não mais o cinza escuro do asfalto. A prefeitura de Rio Bonito adotou o vermelho para melhorar a visualização pelos condutores de veículos e dar mais segurança aos pedestres durante a travessia. A medida está prevista na resolução nº 160, de 22 de abril de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O serviço de pintura das faixas será finalizado nesse sábado (7).

Segundo o secretário de Gestão e Ordem Pública, Márcio Soares, a iniciativa de utilizar uma cor para destacar o branco da faixa de pedestres pode parecer simples, contudo, é bastante arrojada, pois desperta no motorista o instinto de ficar mais atento ao que está à frente. Além de recuperar as faixas de pedestres, também será realçado outros pontos de sinalização, como vagas para idosos, carga e descarga de mercadorias, ponto de embarque e desembarque de passageiros, estacionamentos de motos, entre outros.

“As implantações dessas faixas bem como outras medidas que estamos tomando nesse sentido, irão otimizar e melhorar o fluxo do trânsito na cidade. Além disso, o trabalho obedece determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como o artigo 80, que diz que os locais onde tiverem sinalização horizontal deve ser “perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito”, finaliza o secretário.

Trânsito Legal – Também em parceria com a CDL, a secretaria de Gestão e Ordem Pública já está organizando uma campanha educativa de trânsito. O objetivo do projeto Trânsito Legal é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e fazer com que os motoristas fiquem atentos aos limites de velocidade e também respeitem os pedestres.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu