Formação Continuada reúne professores do 1° e 2° anos

A secretaria de Educação realizou mais uma formação continuada para os professores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, nessa sexta-feira (20), no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura. O evento contou com uma palestra sobre “Infância e Alfabetização: entre singularidades, potencialidades e necessidades”, ministrada pela professora e doutoranda em educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Greice Duarte. O encontro, organizado pela Coordenação Articuladora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, contou com a participação de 100 profissionais de ensino e tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos professores que atuam no setor.

A formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional dos participantes em prol de uma maior articulação entre teoria e prática. O seu objetivo é formar profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar. Esse trabalho é feito durante todo o ano letivo, envolvendo todos os profissionais da rede municipal.

“Quando o docente busca se aprimorar, ele abre espaço para novas práticas educacionais. Com isso, a dinâmica de aula melhora, bem como o engajamento dos alunos e a motivação destes com o processo de aprendizagem. O caminho da educação é sempre incompleto, somos inquietos na busca de aprender. Por isso, os encontros pedagógicos são essenciais para a prática do professor”, garante a professora da UFF, Greice Duarte.

Fotos: Galileu