Contribuinte ganha 10% desconto no pagamento do IPTU

75

A prefeitura de Rio Bonito já está distribuindo os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017. Esse ano, o contribuinte que pagar o imposto em cota única até o dia 24 de abril, tem 10% de desconto. Além disso, tem ainda a opção do parcelamento que pode ser feito em até oito vezes. Quem ainda não recebeu o carnê e quiser pagar o seu tributo antecipadamente pode acessar a aba “Serviços”, no site da prefeitura (www.riobonito.rj.gov.br), logo depois clicar em “Área do Cidadão”, “Retire Carnê do IPTU” e preencher o formulário para emissão do carnê. O pagamento do boleto pode ser feito em qualquer agência bancária ou em casas lotéricas.

A Secretaria de Fazenda emitiu 28 mil carnês, que já estão sendo entregues nas residências dos contribuintes desde o dia 15 de março. A previsão é que seja arrecadado cerca de R$ 8 milhões com o IPTU, aumentando em 50% os valores em relação a arrecadação do ano passado. De acordo com o secretário de Fazenda, Glauco Azevedo, esse desconto tem como objetivo incentivar o contribuinte a efetuar o pagamento do imposto ainda este ano para que não se transforme em Dívida Ativa.
“Essa foi um das formas que encontramos para incentivar o contribuinte a pagar o IPTU em cota única, com o desconto de 10%, e evitar que a Dívida Ativa do município aumente. É bem mais vantajoso pagar o IPTU no ano corrente, pois após se transformar em Dívida Ativa, o valor do imposto pode ter um acréscimo de juros, multa e correção monetária e fica três vezes mais caro”, esclarece o secretário.

Valor do imposto é revertido em obras – O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação municipal, e um imposto que fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que contemplam diretamente a população. É possível contratar médicos, comprar medicamentos, disponibilizar recursos para construção de unidades de saúde, ampliar e reformar escolas, executar obras de infraestrutura, como pavimentação e calçamento de ruas, drenagem e dragagem dos rios, além de investir no turismo e na segurança pública do município, entre outras áreas.