Estoque baixo de sangue prejudica atendimento do Hemonúcleo

O núcleo de hemoterapia de Rio Bonito já está negando o pedido  das unidades de saúde por falta de sangue no estoque.

Poucos doadores e o estoque baixo de sangue. Essa é a triste realidade que vem enfrentando o núcleo de hemoterapia de Rio Bonito, que constantemente vem fazendo campanhas para que a população compareça para doar sangue, principalmente quem tem sangue fator Rh negativo (A, B, AB e O). Com estoque baixo, o Hemonúcleo para se manter deveria receber, em média, 200 doações mensais. Mas durante todo o mês de abril foram apenas 89. A falta de doadores de sangue prejudica o atendimento das unidades de saúde, já que local é referência na região no fornecendo de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito.

A maioria do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações voluntárias ou quando alguns familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar precisam de sangue e se organizam nas redes sociais para ajudar uma pessoa que vai fazer uma cirurgia.

“A situação está muito critica. Já começamos a negar pedido de sangue para algumas situações e tivemos que priorizar os atendimentos de emergência. Ta muito difícil. Hoje não tivemos nenhum doador até agora. Mais uma semana assim e deixaremos de atender”, explica Diretora Administrativa da unidade, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.

Doador Voluntário – Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h. Maiores informações podem ser obtidas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ. (Anexo ao Loyola) –  Tel. 2734-9705.