Rio Bonito avalia monitores para atuarem no Programa Novo Mais Educação

88

A secretaria de Educação realizou, nesta terça-feira, 22, a avaliação dos novos monitores do Programa Novo Mais Educação, implantado em Rio Bonito em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. O programa, que tem apoio técnico e financeiro do MEC, foi ampliado no município e está sendo levado para 28 escolas municipais, com acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e de atividades de artes, cultura, esporte e lazer.

O principal objetivo do programa, segundo o secretário de educação, Délio César Moraes, é manter o aluno na escola, ampliando as suas oportunidades de ensino, com atividades de acompanhamento pedagógico e atividades complementares no campo das artes, da cultura, do esporte e do lazer. Essas atividades têm como finalidade contribuir para uma educação integral, além de promover novas oportunidades de alfabetização e letramento, em especial, para as crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

“O programa veio para complementar a aprendizagem que os alunos já recebem. Os que estudam de manhã, participam do projeto à tarde e vice-versa. À medida em que as crianças e os jovens permanecem mais tempo na escola, aprimorando seus conhecimentos, participando de atividades esportivas e artísticas, eles ficarão longe das ruas e de caminhos ruins”, explicou.

De acordo com Coordenadora de Projetos da secretaria de Educação, Mônica Magrini, o programa tem como foco melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática. Ela explica que o diretor escolar tem papel fundamental no andamento desse processo, pois a ele compete coordenar o desenvolvimento e o bom andamento das ações do programa dentro da escola, de modo que os objetivos propostos sejam alcançados.

“As crianças e adolescentes de 28 escolas da rede municipal poderão fazer oficinas de música, esportes, dança, letramento e matemática. Além de ser uma porta para os alunos seguirem por novos horizontes, tanto dentro da pedagogia, quanto nas artes e nos esportes, o primordial do programa é estreitar o laço entre todos os envolvidos na educação desses estudantes, sejam eles professores ou familiares”, garante.

Informações no Portal do MEC – As ações previstas contemplam avaliações periódicas dos estudantes e monitoramento das atividades do Programa. Todas as informações, sejam resultantes dos testes aplicados ou do monitoramento da frequência dos alunos e colaboradores, estarão disponíveis no Portal do Novo Mais Educação, para acompanhamento pelas escolas, pelas secretarias de educação e pelo próprio MEC.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu