Photo Truck leva a arte da fotografia para as escolas

24

Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho recebeu as Oficinas de Fotografia, nos dias 15 e 16 de maio

Em tempos de cliques imediatos e “selfies” em redes sociais, que tal aprender a escolher o melhor enquadramento, a melhor iluminação ou ainda a melhor paisagem para se fazer uma boa foto? Esses detalhes técnicos antes dominados apenas por fotógrafos profissionais, foram desvendados para os 388 alunos das escolas municipais que participaram do projeto Photo Truck, o primeiro caminhão de fotografia do Brasil, que ficou estacionado na Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), na Mangueirinha, nos dias 15 e 16 de maio. Durante o projeto, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, com o Instituto CCR Via Lagos, foram realizadas 17 oficinas de fotografia, atendendo a estudantes do 2° segmento (6° ao 9° ano) das escolas municipais Castro Alves, Duque de Caxias, Astério Alves de Mendonça, além do EMPHAC.

O projeto é bem dinâmico e animado. Os alunos participam de um roteiro de oficinas lúdicas, que incluem brinquedos óticos, aulas sobre princípios fotográficos e até a simulação de uma câmara escura, para explicar os fundamentos da fotografia. Também assistem a um vídeo sobre a história da fotografia e evolução das máquinas fotográficas. Ao final do tour pelo caminhão, eles interagem na cabine fotográfica, fazem a famosa “selfie”, e levam a tirinha, com 3 fotografias, e um passaporte fotográfico para casa, como uma lembrança da oficina.

“Nós amamos fotografia, principalmente fazer selfies. Gostei muito do projeto, pois além de aprender sobre técnicas usadas na fotografia, como enquadramento e foco, conseguimos colocar em pratica tudo que aprendemos. Foi tudo bem dinâmico. Agora as minha fotos irão fazer bem mais sucesso nas rede sociais”, afirma Karol Ribeiro, aluna da escola municipal Astério Alves de Mendonça.

Como funciona – Uma das principais atividades do PhotoTruck envolve a produção de uma foto com uma mensagem que a contextualiza. As imagens são feitas com um aplicativo de celular desenvolvido exclusivamente para o projeto. Em tempos de cliques imediatos e “selfies”, em redes sociais, o objetivo é mostrar aos alunos a magia da fotografia, ensinado o processo de criação da foto, desde a captura da imagem até a impressão da foto registrada pelo ponto de vista de cada um. Ao final dos dois dias de oficina, as imagens produzidas viram exposições, impressas no Truck e depois colocadas nas paredes das escolas em formato de lambe-lambe ou em varais.

“O Photo Truck faz parte do projeto Caminhos para a Cidadania. Com essa unidade móvel, é possível realizar oficinas, exposições e workshops, com objetivo de promover conscientização, desenvolvimento social e artístico e para despertar nas crianças um novo olhar sobre o mundo, através da fotografia. Os alunos gostaram muito do projeto”, garante a Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria de Educação de Rio Bonito, Marilene Mendes.

Texto e fotos: Denilson Santos