Prefeito recebe secretários de Desenvolvimento Econômico em Rio Bonito

247

Secretários de Desenvolvimento Econômico da região leste fluminense se reuniram em Rio Bonito para unir forças em projetos e perspectivas futuras para as cidades. Com apresentação de dados do professor da UFRJ, Mauro Osório, os secretários de Rio Bonito, Bruno Soares; de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite; de Maricá, Alan Novais; de São Gonçalo, Evanildo Barreto e de Itaboraí, Roberto Lucero acompanharam os números do desenvolvimento da última década nas cidades.

Os secretários pensam em manter a agenda de encontros mensais para estabelecer parcerias em vários setores.

“Estamos em um momento crítico com a crise enfrentada pelo governo do estado e precisamos unir forças para garantir o desenvolvimento econômico e gerar emprego na região, mas a troca de experiências e parcerias devem ocorrer em vários setores”, disse Bruno.

O prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes, também participou do encontro e reafirmou a importância de união entre as cidades.

“Essas reuniões onde a gente acompanha os problemas e aponta as possibilidades de trabalharmos juntos são excelentes para que o futuro seja de mais união entre os municípios. Cada cidade tem um perfil diferente e pode contribuir em algum setor que auxilie no desenvolvimento da região como um todo. Depois da experiência do Comperj que está parado e não sabemos se realmente vai sair do papel, precisamos ampliar essa ligação das cidades”, lembrou o prefeito.

O professor Mauro Osório afirmou que se os municípios trabalharem com a realidade e ações será possível desenvolver uma região e não apenas uma cidade.

“Ações de turismo, saúde, educação, tudo pode ser desenvolvido em conjunto para gerar emprego, mais qualidade de vida em comum. O desemprego atingiu números preocupantes no último quadrimestre e todas as cidades foram afetadas, isso afeta diretamente a economia, gerando emprego na região, maior será o desenvolvimento econômico”.

A palestra foi mediada pelo representante do Sebrae na região, Américo Diniz, que pretende manter a série de encontros dando o pontapé para a consolidação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Leste fluminense.