Curso prepara Guarda e Defesa Civil para ações de resgate

Os Integrantes da Guarda e da Defesa Civil Municipal, após dois dias de aulas teóricas e práticas, receberam o certificado de participação do treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV), promovido pelo Curso Operação e Resgate (COR), realizado nesta semana no auditório do Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro. Para serem aprovados, eles participaram de uma simulação de um acidente de carro, onde tiveram que fazer todo o procedimento de suporte básico para garantir a vida da vítima até a chegada da ambulância. A formação do COR é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Durante a simulação do acidente, realizado no pátio em frente a secretaria de Obras, às margens da BR 101, os guardas e agentes da Defesa Civil tiveram que colocar em prática tudo que aprenderam nas 16 horas do curso. Eles isolaram a área, verificaram a segurança do local, se havia vazamento de combustível, além de verificar as condições da vítima, se estava com fraturas ou desorientada, antes de fazer a imobilização, colocar o colar cervical e fazer o transporte para um local seguro, quando necessário, para aguardar a chegada do resgate (ambulância).

O treinamento tem por objetivo fornecer conhecimento teórico e prático, baseados nas recomendações internacionais, que reforçam e uniformizam a formação de prestadores de primeiros socorros.

“Essa troca de informação é muito importante. Dividimos conhecimentos e fizemos novos laços de amizade com todos. Essas informações irão fazer toda diferença no trabalho diário que os guardas e agentes de Defesa Civil municipal irão executar. Eles terão outro olhar guando precisar fazer um atendimento de um acidente ou simplesmente abordar uma pessoa que passa mal na rua”, garante o Bombeiro Militar, Anderson Nascimento, que ministrou o curso.

O curso também aborda questões sobre legislação internacional em atendimento pré-hospitalar, suporte básico de vida (primeiro atendimento), e também em relação aos procedimentos que podem ser feitos antes da chegada da ambulância.

“Esse curso é muito importante para o aprimoramento dos agentes da Defesa Civil e para o trabalho da Guarda Municipal, que é feito também nas ruas, principalmente para que a equipe esteja capacitada para lidar com essas situações”, afirma a secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Farias.

Defesa Pessoal – Durante a cerimônia de entrega dos certificados de participação do curso, o Diretor da Guarda Municipal, Alexandre Carlos Mariano, que participou do evento juntamente com o Diretor do Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN), Lucinei de Souza Penco, anunciou que a capacitação para a Guarda Municipal vai continuar. Segundo ele, o próximo curso será de defesa pessoal para todo o efetivo. As aulas devem acontecer na própria sede da guarda, na Praça Cruzeiro.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

MENU

NOTÍCIAS

BUSCA